Sinproep-DF: Empregadores apontam com retirada de bolsa de estudos e outros direitos históricos

Logo na primeira rodada de negociação, donos de escolas se mostram decididos a aproveitar o momento em que governo e o patronato em geral investe contra os trabalhadores, a retirar da Convenção Coletiva (CCT), direitos que são conquistas históricas conseguidas com muita luta pelos professores(as), coordenadores(as) e orientadores(as) educacionais.

Na rodada de negociação que aconteceu na terça-feira, 23/04, enquanto a diretoria do Sinproep-DF e a Comissão de Negociação eleita pela base, apontavam para manter as garantias da CCT, as primeiras manifestações dos representantes do Sindicato patronal foram pela alteração da Bolsa de Estudos, da Estabilidade Provisória e outras cláusulas que garantem direitos da categoria.

A negociação ocorre em um momento em que a ofensiva contra os direitos dos trabalhadores está em franca ascensão e, por certo,  os empregadores tentarão se aproveitar dessa situação, o que vai exigir da categoria uma ampla mobilização para não aceitar nenhum direito a menos conseguidos nesses 14 anos de existência do Sinproep-DF.

As negociações, por motivos alheios a nossa vontade, foram retardadas e tiveram início já as vésperas do vencimento da data-base, que se expira em 30 de abril, embora tenhamos encaminhado a Pauta de Reivindicações em novembro do ano passado, com o intuito de adiantar as negociações.

Conscientes das dificuldades do retardamento do início das negociações, a diretoria do sindicato e a comissão de negociação eleita pela base, definiram uma estratégia de ter como base fundamental da discussão, a prorrogação da atual CCT até a assinatura da nova Convenção.

Como era previsível, depois de mais de duas horas de reunião, em que foram expostos os pontos fundamentais da Pauta de Reivindicação, os representantes do sindicato patronal não assumiram nenhum compromisso, alegando que somente a assembléia poderia dar legitimidade a qualquer decisão a ser tomada em relação às negociações.

Assim, a comissão de negociação patronal se comprometeu a encaminhar nossos pleitos para a assembléia, que será realizada na quinta-feira 25/04, e responder na sexta-feira os pontos que os representantes do Sinproep-DF consideram determinantes para continuidade das negociações.

Temos que nos preparar para o pior cenário. Esta primeira mesa de negociação mostrou que esta campanha vai exigir da nossa categoria muita determinação e luta para garantir as nossas conquistas.

Participaram dessa primeira rodada de negociações os diretores Rodrigo de Paula, Otávio Barreto, Flávia Rodrigues e Trajano Jardim. Os membros da Comissão da Base, Klécius Oliveira e Jairo dos Santos e os advogados Ulisses Borges e Bruno Paiva.

A próxima mesa de negociação está prevista para 30 de abril de 2019, de 14 às 17 horas, na sede do Sinepe-DF.

Do Sinproep-DF

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo