Sinproep-DF: GDF anuncia novos protocolos de segurança nas escolas

Nesta terça (26), o governador Ibaneis Rocha, revogou cinco itens e alterou mais dois que definiam regras de prevenção à Covid-19 nas escolas particulares do Distrito Federal.

Os itens do decreto anterior que foram revogados são:

– Disposição das cadeiras e mesas de modo a respeitar a distância mínima entre as pessoas.

– Delimitação, por meio de sinalização, da capacidade máxima de pessoas nas salas de aula, bibliotecas, ambientes compartilhados e elevadores, respeitando o distanciamento mínimo obrigatório.

– Readequação dos espaços físicos, respeitando a distância mínima entre as pessoas. 

– Jogos recreativos, esportivos e outros eventos permitidos devem respeitar o distanciamento mínimo e os respectivos protocolos específicos constantes do Anexo Único deste Decreto.

– As Escolas Privadas deverão envidar esforços para que o retorno às aulas se dê de modo gradativo.

“Essas novas diretrizes deixam de seguir a orientação de distanciamento social, o que ainda é prematuro, tendo em vista que estamos em meio a pandemia de Covid-19, com pessoas morrendo. Infelizmente, há professores doentes sem condições de retornar ao ensino presencial”, destacou Karina Barbosa, presidente do Sinproep-DF.

Fim do uso de máscara ao ar livre

Nesta terça (26), Ibaneis também anunciou uma nova medida: a população do Distrito Federal não será mais obrigada a utilizar máscaras de proteção facial ao ar livre a partir do dia 3 de novembro.

Conforme consta no novo decreto, a obrigatoriedade continua em todos os espaços públicos fechados, equipamentos de transporte público coletivo, estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços e nas áreas de uso comum dos condomínios residenciais e comerciais.

Posição do Sinproep-DF

Os profissionais de educação das escolas particulares estão trabalhando, de forma presencial, desde setembro do ano passado, em meio a pandemia de Covid-19.

“Com muita luta, conquistamos a vacinação dos docentes. Porém, o risco ainda continua. Entendemos que ainda se faz necessário o distanciamento dentro de sala de aula, com delimitação sinalizada. Os jogos recreativos, esportivos e outros eventos devem seguir os protocolos de distância mínima entre as pessoas. O Sinproep é contrário ao total retorno presencial,  tendo em vista que tem professores com comorbidades, impossibilitados de estarem em ambiente fechado, em meio aos riscos”, ressaltou a presidente do Sindicato, professora Karina Barbosa.

O Sinproep estuda recorrer ao Ministério Público do Trabalho (MPT) na defesa da saúde e da vida dos trabalhadores da rede privada de ensino.

Do Sinproep-DF

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo