Sinproep-DF: Sindicato apoia a luta dos professores, professoras orientadores e orientadoras educacionais da rede pública do DF

Nos últimos anos vivemos o aprofundamento da precarização na educação, tanto pelo processo pandêmico como pelo governo Bolsonaro, que não investiu na educação, aprofundou pautas retrógradas e não democráticas.

No Brasil, como no DF, toda a comunidade escolar também é obrigada a conviver com a violência dentro das escolas. Este é um problema que tem como alguns dos principais fatores a ausência de políticas para a educação pública e o descaso com este setor. Uma sala de aula superlotada, por exemplo, tem chances muito maiores de geração de conflitos.

Em 2015, o vencimento básico dos(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais estava mais de 100% acima do Piso Nacional do Magistério. Hoje, pela primeira vez na história do DF, Brasília, capital do Brasil, paga à categoria do magistério remuneração abaixo do Piso, ou seja, menos do que determina a lei.

O último reajuste salarial concedido a professores(as) e orientadores(as) educacionais foi em 2015. Depois de 8 anos de congelamento salarial, o governador Ibaneis Rocha anunciou reajuste de 6%, índice que não repõe sequer a inflação do período. O percentual resulta em cerca de R$ 200 a mais para a categoria do magistério. Enquanto isso, o governador aprovou reajuste de 25% para si próprio, para o alto escalão do governo e seus cargos comissionados. Para eles, o reajuste será de, em média, R$ 5 mil.

Diante disso, defendemos como pauta de reivindicações aos seguintes pontos:

  • Reestruturação do nosso plano de carreira.
  • Concurso públicos para carreira magistério e orientação educacional.
  • Melhoria da remuneração dos contratos temporários.
  • Redução das salas de aulas superlotas e construção de novas escolas.
  • Efetivação das condições estruturais para educação inclusiva;
  • Valorização da carreiras através de uma tabela de remuneração condizente com as titulações de professores (meta 17 do PDE)

Do Sinproep-DF

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo