Sinproeste realiza palestra para debater a qualidade da educação

f1Um dos temas mais debatidos e controversos no âmbito da educação básica é, sem dúvida, a sua qualidade. O Sinproeste, pensando em uma perspectiva mais aprofundada sobre a questão, trouxe para debater com a comunidade, autoridades e professores da região o professor doutor em Educação, Gaudêncio Frigotto.

Renomado estudioso da área, Frigotto tem em seu vasto currículo pesquisas, artigos e livros publicados falando sobre a educação no Brasil e no mundo. Ele esteve em Chapecó, São Miguel e Concórdia ministrando palestras com a temática “O papel da educação como pilar da cidadania política e econômica e base de desenvolvimento autônomo e sustentável”. O evento promovido pelo Sinproeste, em parceria com outras entidades, teve como objetivo principal destacar as diferentes concepções de qualidade da educação.

O professor Frigotto falou da importância de tratar a educação em seus diferentes sentidos e também de como comunidade e escola devem andar de mãos dadas. “A sociedade precisa fazer revolução. A educação deve ser constituída pela sociedade, ela não deve ser descolada da sociedade, então comunidade e escola, educação, devem andar juntas e pensar em fórmulas e maneiras eficazes de aprendizado humano”, salienta Frigotto.

O ensino, demonstrado por Frigotto, é um pilar social e de desenvolvimento humano. É um direito constituído e precisa ser repensado e prospectado em longo prazo. O professor levantou a questão de como precisamos preparar os jovens para uma educação correta e direta. “Temos que nos preparar, preparar aos professores para que se ensine o jovem a ler esse mundo atual através das várias ações sociais. Eles precisam ler o mundo com arte, literatura, cinema e viagens, ver como as pessoas de outros países se comportam,  o que elas leem, o que comem, como se vestem, para daí tirar aprendizados constantes. E isso tudo deveria acontecer dentro de um espaço democrático para todos”, finaliza Frigotto.

f2Frigotto também destacou a educação em seu âmbito social geral, falando sobre o ponto de vista de estruturas físicas e humanas que os planos educacionais e entidades apresentam.  “Para falar de educação é preciso tratá-la como uma categoria polissêmica cujo sentido é a atravessado pelos conflitos e interesses das classes fundamentais e grupos sociais. Pois a educação é constituída de pessoas, de profissionais, de grupo trabalhador que sofre muito no sistema hoje”, comenta Frigotto

O professor finalizou sua conferência falando sobre a importância de se orientar os jovens para esse novo mundo de diversidades, onde os professores realmente precisam pensar novas possibilidades de ensino. “Precisamos ter uma visão mais ampla e constituída da educação. Precisamos pensá-la de modo que o jovem se interesse e dela tire uma qualificação futura”, acredita Frigotto.

Assista ao vídeo da palestras

Do Sinproeste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo