Sinproeste: Sindicato iniciará a negociação salarial na quinta-feira

Reprodução/Sinproeste

Na próxima quinta-feira, 17 de fevereiro, acontecerá a primeira rodada de negociações da campanha salarial de 2022. A reunião será presencial, em Florianópolis, com a presença dos sindicatos de professores de todo o estado e o sindicato patronal – o Sinepe. A presidente do Sinproeste, professora Juleide Almeida Corrêa, participará da mesa de negociações.

Negociar salários e direitos trabalhistas com o sindicato patronal nunca foi uma tarefa fácil, mas esse ano existe um acréscimo nos desafios. Em função da pandemia e após incontáveis negociações nos últimos dois anos, algumas instituições pagaram 100% da inflação acumulada aos professores e outras pagaram apenas metade.

Agora o sindicato terá que conduzir a negociação considerando um percentual para aquelas que pagaram a integralidade do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que mede a inflação; e outro percentual para aquelas que não pagaram, mesmo tendo condições para isso, conforme documentos obtidos judicialmente.

Concomitante a essa realidade, ainda os sindicatos precisam enfrentar o posicionamento da direção do Sinepe que sempre apresenta indisposição para negociar e dificulta o diálogo.

Para termos avanços nas negociações desse ano, precisamos nos fortalecer enquanto categoria, unindo-nos ao sindicato. Filie-se! É a sua mensalidade de sócio que dá suporte financeiro para que a direção do Sinproeste possa investir nas viagens necessárias para fazer as negociações, contratação de peritos e técnicos para fazer análises de documentos, advogados, entre outros.

Veja as reivindicações dos professores

Nas assembleias realizadas no final do ano passado, os professores apontaram como principais pontos a serem negociados:

  • Reposição integral da inflação;
  • Reposição integral da inflação e do acumulado de 2021 para a instituições que não aplicaram os 10,47% de reposição no ano passado;
  • 3% de ganho real;
  • 25% de hora/atividade;
  • Manutenção das bolsas de estudos e demais cláusulas sociais.

Do Sinproeste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo