Sinproeste: Trabalho dos professores aos domingo. Pode?

A medida provisória (MP) 905, de 11 de novembro, liberou o trabalho aos domingos e feriados. O repouso semanal remunerado (o nosso domingo de folga), agora deve coincidir com o domingo no mínimo uma vez a cada quatro semanas para os setores de comércio e serviços. Já no setor industrial, a folga deve ser no domingo no período máximo de sete semanas.

Professores

A MP também revoga o Art. 319 da CLT, que proibia o trabalhos dos professores aos domingos. Desta forma, sendo as escolas particulares consideradas dentro do setor de serviços, agora o trabalho dos professores aos domingos é permitido, tendo direito de um domingo de folga no mês.

A única maneira de vedar o trabalho dos professores aos domingos é garantir esse direito nas Convenções e nos Acordos Coletivos de Trabalho, negociados pelo Sinproeste com as entidades patronais e instituições de ensino.

A nossa atual Convenção Coletiva de Trabalho proíbe a compensação de horas aos domingos e feriados. De qualquer maneira, é indispensável que os professores se unam ao sindicato para fortalecer e garantir esse direito histórico da categoria na próxima negociação coletiva.

Veja o estudo completo da Contee clicando aqui.

Do Sinproeste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo