Sinprosasco parabeniza todas as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher!

O Sinprosasco – Sindicato dos Professores de Osasco e Região parabeniza a todas as mulheres e professoras da base pelo Dia Internacional da Mulher. Não apenas hoje, mas todos os dias do ano, a mulher tem um papel importantíssimo na organização social, de trabalho e familiar.

Parabéns, mulheres!

429751_487571944629401_782833260_nCelebra-se o Dia Internacional da Mulher em 8 de março por uma designação da ONU (Organização das Nações Unidas) ocorrida em 1975, que foi o “Ano Internacional da Mulher”. Dois anos depois, a data foi adotada de forma oficial, numa assembleia geral entre os países membros.

Mas por que 8 de março é o Dia Internacional da Mulher?

A ideia sobre a criação do Dia Internacional da Mulher está relacionada a um incêndio ocorrido numa fábrica têxtil de Nova York em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas. Sem dúvida, o incidente ocorrido em 25 de março daquele ano marcou a trajetória das lutas feministas ao longo do século 20, mas os eventos que levaram à criação da data são anteriores a esse acontecimento.

Desde o final do século 19, organizações femininas oriundas de movimentos operários protestavam em vários países da Europa e nos Estados Unidos. As jornadas de trabalho de aproximadamente 15 horas diárias e os salários medíocres introduzidos pela Revolução Industrial levaram as mulheres a greves para reivindicar melhores condições de trabalho e o fim do trabalho infantil, comum nas fábricas durante o período.

Assista ao vídeo:

Do Sinprosasco

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo