SinproSP: Fonemas da liberdade, um lindo documentário

O filme fala do projeto pioneiro de alfabetização de adultos, implantado por Paulo Freire na cidade ceaense de Angicos, em 1963

Durante a mesa de conversa sobre Paulo Freire, realizado pelo SinproSP Cultura dia 05 de outubro, uma daas professoras convidadas, Branca Jurema Ponce (PUCSP), mencionou o lançamento recente de um documentário como parte das comemorações do centenário do patrono da educação nacional.

A professora Branca referia-se a Fonemas da LIberdade, um documentário comovente, dirigido por Catherine Murphy e produzido pela The Literacy Project, com a colaboração do Sesc, Bela Filmes, consulado da Suiça em São Paulo e Instituto Paulo Freire. O filme fala do projeto pioneiro de alfabetização de adultos, implantado por Paulo Freire na cidade ceaense de Angicos, em 1963. A bem sucedida experiência terminou com o golpe de 1964. Paulo Freire foi preso no dia 02 de abril.

Ao longo de 28 minutos, o filme mescla imagens e reportagens da época, trechos de entrevistas de Paulo Freire e depoimentos de alunos e pessoas que participaram do projeto. como Marcos Guera, coordenador, e Valquíria Felix, professora. O mais comovente são os relatos da dona Maria, do seu Paulo, da Dona Luiza, da dona Eneide, que aos seis anos assistiu às aulas com os seus pais e hoje, finalizou um livro que será publicado. São histórias lindas, repletas de afeto e encantamento pela lousa, pelo slide e pelas descobertas de cada letra, cada sílaba, cada palavra escrita.

Fonemas da liberdade está disponível no YouTube. Para assistir, clique na imagem:

SinproSP

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo