Sinteea: Direitos respeitados na educação

Por Newton Rodrigues

Os auxiliares administrativos têm um papel relevante no processo ensino-aprendizagem e o seu sindicato em Anápolis, o Sinteea, comemora em 14 de dezembro, 29 anos de atuação na área sindical. Fundado em 1988, o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino dos Setores Privado e Público Municipal de Anápolis e Região é presidido atualmente por Aroldo Divino dos Santos, cujo mandato vigora até 2020.

As diversas funções que compõem as atividades do auxiliar administrativo são responsáveis pela estrutura humana de uma instituição de ensino e imprescindíveis para que professores, diretores e coordenadores pedagógicos possam atuar plenamente.  São atividades de escritório como seleção, organização, preenchimento e emissão de documentos, digitação, arquivo, controles diversos, recepção, segurança, transporte, merenda e secretariado , além de manter o suporte necessário de apoio ao docente com eficiência quando solicitado.

Aroldo Divino dos Santos avalia que o ano de 2017 exigiu dos diretores do Sinteea um esforço demasiado nas tratativas com os representantes da classe patronal para que as conquistas e benefícios dos auxiliares administrativos fossem mantidos. “O importante é que o diálogo permaneceu e desta forma conseguimos manter benefícios e algumas conquistas aguardadas a muito tempo. Por exemplo, conseguimos a tão esperada “Titularidade” que é mais um adicional ao salário do Auxiliar Administrativo. Lutamos agora pelo piso salarial compatível com as atribuições da categoria. Esta é a nossa grande luta para 2018”, observa o presidente do Sinteea.

A crise econômica também atingiu as instituições educacionais e as lideranças sindicais estão atentas na defesa do trabalhador. “A reforma trabalhista preocupa porque a retirada da contribuição sindical enfraquece os sindicatos, mas ao mesmo tempo mostra ao trabalhador que o sindicato é o seu grande defensor no meio trabalhista”, garante Aroldo divino dos Santos.

Do Sinteea

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo