Técnicos administrativos atualizam seu plano de lutas para o 10° Conatee

Representantes dos técnicos administrativos e auxiliares de administração escolar das entidades filiadas à Contee se reuniram, remotamente, na noite de ontem (1°), com o objetivo de debater e atualizar as bandeiras de lutas específicas da categoria. A reunião contou com uma exposição do consultor jurídico da Confederação, José Geraldo de Santana Oliveira, sobre os desafios do movimento sindical mediante a pandemia. Na verdade, como ressaltado por ele, das pandemias: a sanitária, mas também a política, a social e econômica. “E não sabemos qual delas é mais grave e mais letal.”

Antes da fala de Santana, o coordenador da Secretaria de Assuntos Jurídicos da Confederação, João Batista da Silveira, abriu os trabalhos ressaltando a necessidade da convocação de reunião, a fim de a categoria se preparar e unificar suas reivindicações a serem levadas ao décimo Congresso Nacional da Contee (10° Conatee), que acontece de 23 a 25 de julho.

Em seguida, o coordenador-geral da entidade, Gilson Reis, saudou os participantes. “Esta reunião pode e deve apontar para o congresso as questões que envolvem os companheiros da administração escolar de todo o Brasil”, ressaltou. “Isolados não somos nada. Somos ovelhas numa matilha de lobos. Não temos saída individual. O que faremos frente a uma nova legislação do trabalho que veio prejudicar os trabalhadores como um todo? Precisamos responder a isso e o congresso da Contee tem esse desafio.”

Após a abertura, o coordenador da Secretaria de Assuntos Jurídicos passou a condução do debate à diretora tesoureira e do Departamento Jurídico do Saaemg, Rogerlan Augusta de Morais, e ao coordenador da Secretaria de Saúde dos Trabalhadores em Educação da Contee, Eder Ocimar Schuinsekel. “Precisamos delimitar os principais pontos que devemos aprofundar em discussões nacionais”, enfatizou Rogerlan, abrindo a palavra para a apresentação de um representante de cada entidade presente.

Só depois de ouvir essas considerações iniciais é que o consultor jurídico da Contee fez sua explanação. “Sempre busco uma metáfora forte para começar minhas reflexões e desta vez encontrei-a na Floresta Amazônica. Há, na floresta, enormes clareiras nas quais só prospera uma única árvore, chamada duroia. Os povos da floresta chamam esses espaços de jardins do diabo. Neles, apenas habitam, aos pés das duroias, um exército de 3 milhões de formigas. Os jardins do diabo não estão mais apenas na Amazônia. O Brasil inteiro se tornou um jardim do diabo”, comparou.

Em sua fala, Santana traçou um recorte histórico a partir do impeachment da presidenta Dilma Rousseff e elencou todos os ataques aos direitos trabalhistas e ao movimento sindical orquestrados desde então. Após a exposição, durante o debate, os participantes puderam fazer perguntas, pedir esclarecimentos e também apresentar propostas de itens a serem integrados às bandeiras de lutas da Contee com reivindicações específicas dos técnicos e auxiliares de administração escolar. A partir disso, será atualizado o plano de lutas da categoria, a ser levado ao 10° Conatee.

Por Táscia Souza

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo