“Teto de gastos para garantir o dinheiro dos banqueiros? E o povo pobre?”, questionou Lula no Flow

Com Lula, a audiência do pod cast bateu recorde, chegando a mais de 1,5 milhão. “Esse negócio de teto de gastos foi inventado para segurar dos banqueiros o que é deles. Ninguém quer discutir teto de política social, ninguém quer discutir teto de crescimento da economia, teto de aumento de salário”, pontificou

“Eu sou contra o teto de gastos”, afirmou o presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva, em conversa no Flow Podcast, na terça-feira (18), à noite.

“Teto de gastos para garantir o quê? Para garantir que os banqueiros recebam o deles? E o povo pobre? Eu não posso melhorar a saúde por causa do teto de gastos, não posso melhorar a educação por causa do teto de gastos, não posso fazer creche por causa do teto de gastos”, pontificou Lula.

“Ou seja, só vale a pena pagar os juros para os banqueiros?”, questionou.

INVESTIMENTOS SOCIAIS

“Eu não acho que educação seja gasto. Educação é investimento. Cuidar da saúde das pessoas é investimento. Nós precisamos tratar as pessoas com um pouco mais de decência”, elencou.

“Esse negócio de teto de gastos foi inventado para segurar dos banqueiros o que é deles. Ninguém quer discutir teto de política social, ninguém quer discutir teto de crescimento da economia, teto de aumento de salário. Não, as pessoas só querem evitar que a gente cuide das pessoas mais pobres.”

TETO DE GASTOS

A EC (Emenda à Constituição) 95/16, que institui o novo regime fiscal com crescimento real zero da despesa não financeira por 20 anos, determina que o ajuste nas contas públicas é feito apenas pelo lado da despesa.

Eventual aumento de receita não poderá ser gasto com despesa primária — com pessoal, encargos sociais, transferências para outros entes públicos e investimentos —, ou corrente, que são integralmente destinados à redução do déficit ou à criação de superávit primário.

A restrição fiscal imposta pelo teto de gastos visa conter a expansão de “gastos primários”, para preservar a sustentabilidade das contas públicas.

NÚMEROS DO FLOW COM LULA

A ‘live’ foi acompanhada, simultaneamente, por mais de 1,5 milhão de telespectadores. “Nem teve graça”, ironizou os bolsonaristas, o deputado federal reeleito André Janones (Avante-MG).

Ao longo do programa, Lula falou sobre fake news, afirmou que o adversário Jair Bolsonaro (PL) se “comporta como um pedófilo” — ao citar o caso das adolescentes venezuelanas — e citou o transporte gratuito para as pessoas votarem no segundo turno.

A entrevista com Lula durou 70 minutos e ultrapassou a audiência do programa que teve a participação de Bolsonaro. Em 8 de agosto, uma segunda-feira — antes do primeiro turno —, o atual chefe do Executivo foi entrevistado pelo Flow e alcançou média de 550 mil espectadores simultâneos.

Na terça-feira, por volta das 19h24, o petista somava 645 mil ouvintes simultâneos e depois chegou a alcançar 1 milhão de pessoas. E ultrapassou a marca chegando a um e meio milhão de assistência.

A Coligação Brasil da Esperança é formada pelas federações FE BRASIL (PT/PV/PC do B) e PSOL/REDE, PSB, Solidariedade, PROS, Avante e o Agir. Tem apoio ainda de Simone Tebet (MDB), Ciro Gomes (PDT), do deputado André Janones (Avante-MG), do partido Cidadania, de lideranças do PSDB e outros.

Hora do Povo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo