Trabalhadores em educação saem às ruas em defesa da aposentadoria

Milhares de pessoas, entre as quais os professores e técnicos administrativos que atuam no ensino privado — categorias que fazem parte da base da Contee —, saíram às ruas e praças de todo o Brasil nesta quarta-feira, 1° de maio, Dia Internacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras, em defesa, sobretudo, do direito à aposentadoria. O maior dos atos, unificado por todas as centrais sindicais do país pela primeira vez na história, aconteceu na capital paulista. Por lá, no Vale do Anhangabaú, circularam cerca de 200 mil manifestantes.

A luta contra a reforma da Previdência foi a principal pauta da mobilização e, para os trabalhadores da educação, foi também o dia de preparo para a greve nacional da categoria, convocada para o próximo dia 15 de maio. Na base da Contee, um caso especial ocorreu em Caxias do Sul, terra do Sinpro/Caxias e do Sintep/Serra, onde a manifestação deste 1° de maio contou com a presença de Luiz Fernando Subtil Sant’Anna, diretor do Sintep covardemente atropelado durante a greve geral de 28 de abril de 2017, enquanto fazia piquete no acesso da Universidade de Caxias do Sul. “Continua firme na luta”, disse o coordenador da Secretaria de Previdência, Aposentadoria e Pensionistas da Contee, Ademar Sgarbossa, também diretor do Sintep/Serra.

Em todo o território nacional, o recado foi claro: as centrais sindicais, a Contee e as entidades filiadas denunciam que a proposta de reforma da Previdência vai acabar com a proteção social e retirar direitos duramente conquistados pela sociedade. No dia 15 de maio, é Greve Nacional na Educação, com manifestações em defesa da aposentadoria.

Por Táscia Souza, com informações do Portal Vermelho

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo