Trabalhadores/as portugueses/as em marcha por emprego, salários, saúde, educação e proteção social

“No momento que vivemos, inevitável só mesmo a luta por um futuro que não seja refém deste presente. A cada um de nós compete contribuir para esse futuro… lutando!” (Mario Nogueira, secretário-geral da Fenprof)

Na próxima quinta-feira (27), a partir das 18h30, os/as educadores/as portugueses/as participarão, em Lisboa e no Porto, das Marchas em Defesa do Emprego, Salários, Saúde, Educação e Proteção Social (leia aqui o manifesto do movimento). Segundo a Fenprof, a mobilização acontece num momento tenso para o país, em função da atuação da troika – formada pela Comissão Europeia, o Banco Central Europeu (BCE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) – e das novas e ainda mais duras medidas adotadas contra os trabalhadores e os serviços públicos.

“Todos temos lutado muito contra esta situação em que nos encontramos, certos de que, pela nossa luta apenas temos conseguido atrasar e, eventualmente, atenuar algumas medidas, embora ainda não tivéssemos conseguido parar este disparate”, destaca o secretário-geral da Fenprof, Mario Nogueira, na convocação para o ato. “Da nossa parte, o governo não contará com qualquer cumplicidade nesta sua cruzada de miséria. Para tentarem convencer as pessoas, vêm com a conversa dos indicadores positivos, do milagre económico, do ‘chegámos aqui e é só mais um bocadinho’, mas por cada bocadinho que acrescentam são mais e maiores os problemas que surgem.”

Em Lisboa, antes do início da marcha, haverá intervenções sobre a situação pela qual passa o país e os sindicatos da Fenprof entregarão ao MEC o abaixo-assinado “Professores tomam posição em defesa de uma Educação Pública e de Qualidade”, disponível no site da entidade .

A Contee manifesta sua solidariedade e apoio aos/às trabalhadores/as portuguese/ass e à Fenprof, que enfrentam uma luta árdua contra os ataques praticados pelo governo de Portugal sob a justificativa da crise econômica. A luta em prol da educação e dos trabalhadores é uma luta internacional.

Da redação, com informações da Fenprof

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo