Trabalho Decente é um dos temas predominante na VI Jornada Nacional

A VI Jornada Nacional de Debates continua nesta segunda feira, 29/08, em 13 estados, organizada pelo Dieese- Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos em conjunto com as Centrais Sindicais, CTB, CGTB, CUT, Força Sindical, NCST, UGT e Conlutas.

Na semana passada 11 estados promoveram os debates da Jornada Nacional, PA, PE, PR, BA, RJ, AC, AL, MA, PI, RN e SE. Além do amplo debate sobre a avaliação da economia e seus reflexos nas negociações coletivas que ocorrem neste semestre, um tema teve atenção nos debates, o Trabalho Decente.

A Jornada Nacional de Debates adiciona aos debates um tema de relevância para a classe trabalhadora, este ano o Trabalho Decente é o alvo dos organizadores para contribuir e municiar com informações atuais ao movimento sindical.

Também a exposição do tema aos participantes dos encontros estaduais visa esclarecer o conceito de Trabalho Decente em cada uma das regiões, bem como debater temas de destaque à I Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente (I CNETD), que acontecerá de 02 a 04 de maio de 2012, em Brasília.

A agenda do trabalho decente é um iniciativa da OIT – Organização internacional do Trabalho que visa combater a pobreza, a desigualdade social e a fome. Introduzido pela OIT em 1999, e procura definir o objetivo de garantir a todas as pessoas oportunidades de emprego produtivo, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade.

Os debates seguem nesta semana em Roraima, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Amazonas, Amapá, Distrito Federal. O Dieese-SC promove em Criciúma, nesta segunda-feira dia 29/08, a VI Jornada Nacional de Debates com o tema “Negociação Coletiva e Trabalho Decente”.

O evento acontece das 10 h às 13 h, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos em Criciúma. O debate será mediado pelo coordenador do Departamento no Estado, José Álvaro Cardoso, e aberto para dirigentes de sindicatos e demais sindicalistas e público interessado no assunto.

Segundo Oderi Gomes, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, essa discussão é importante no sentido de relatar como está a conjuntura para as negociações coletivas dentro do contexto nacional, com dados que poderão servir de subsídio para as negociações na nossa região.

No Rio Grande do Sul os debates acontecem nesta terça-feira, dia 30/08, no auditório da sede do SINDIPOLO na Av. Julio de Castilhos 596 – 8º andar. Em Roraima na sede do SINJUR. 

No dia 31/08, no Sindicato dos Petroleiros, Amazonas, No SINDEP, do Amapá, e do Distrito Federal. Em Goiás, na Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino e no Mato Grosso.

Na quinta-feira, 01/09, os debates seguem no Ceará, Sindicato dos Trabalhadoresdo Serviço Público, em Espírito Santo, no SINPRO. Na sede da Federação dos Metalurgicos de Minas Gerais, e em Tocatins.

Na próxima semana os debates se encerram com três estados promovendo a Jornada Nacional de Debates e Trabalho Decente, São Paulo, Roraima, e Mato Grosso do Sul.

Fonte: CTB

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo