Trabalho infantil emprega 168 milhões, apesar de queda

A estimativa é que mais da metade das crianças envolvidas em algum tipo de trabalho exercem atividades perigosas. Eliminar esse tipo de trabalho é uma meta assumida pela comunidade internacional junto à OIT

O trabalho infantil atinge 168 milhões de crianças e adolescentes entre cinco e 17 anos em todo o mundo. Essa realidade é verificada mesmo depois de uma redução dos casos em um terço. A queda, no intervalo entre 2000 e 2012, foi anunciada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) na segunda-feira (23).

A estimativa é que mais da metade das crianças envolvidas em algum tipo de trabalho exerçam atividades consideradas perigosas. Estão classificadas nessa categoria as atividades que tenham efeitos nocivos à segurança física ou mental e ao desenvolvimento ou à moral da pessoa.

Eliminar esse tipo de trabalho é uma meta assumida pela comunidade internacional junto à OIT, por meio da Convenção 182.

O trabalho doméstico é considerado uma das formas que mais violam os direitos das crianças. Esse ramo emprega aproximadamente 15 milhões de crianças e adolescentes, sendo que 260 mil vivem no Brasil.

Considerando as regiões do mundo, a Ásia aparece em primeiro lugar. São 78 milhões de crianças no mercado de trabalho.

Na liderança, a agricultura emprega 98 milhões de crianças e adolescentes, o que corresponde a 59% do total. Na sequência, o setor de serviços responde por 54 milhões de pessoas submetidas ao trabalho infantil.

Por Jorge Américo, da Radioagência NP

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo