Tudo pela vitória de Lula, no 1º turno

Não subestimemos Bolsonaro e o bolsonarismo, que demonstram força política e grande capacidade de mobilização social

A 21 dias das eleições, a Contee conclama os sindicatos e os dirigentes sindicais a se jogarem de corpo e alma no processo eleitoral, a fim de garantir vitória maiúscula do ex-presidente Lula já no dia 2 de outubro, em 1º turno. Só a vitória de Lula vai garantir estancar essa espiral de grave ameaça à democracia brasileira.

Não se trata de arrogância ou prepotência. Se trata de necessidade, para estancar o neofascismo que ganhou porções relevantes da sociedade. Não subestimemos Bolsonaro e o bolsonarismo, que demonstram força política e grande capacidade de mobilização social.

O perigo bolsonarista é evidente. Três assassinatos expressam esse perigo. Relembrem-se. O primeiro foi em Salvador (BA), em outubro de 2018, quando o mestre de capoeira Romualdo Rosário da Costa (Moa do Katendê), de 63 anos, foi morto a facadas na madrugada do dia 8, após discussão política com bolsonarista.

O segundo foi em Foz do Iguaçu (PR), em julho deste ano. Na madrugada do dia 10, o guarda municipal Marcelo Arruda, que também era tesoureiro do PT da cidade, foi assassinado a tiros por agente penitenciário bolsonarista durante celebração do aniversário de 50 anos.

O terceiro ocorreu em Cuiabá (MT). A Polícia Civil de MT prendeu, em flagrante, trabalhador rural bolsonarista que matou a facadas o colega, apoiador do PT. Rafael Silva de Oliveira, de 24 anos, confessou ter matado Benedito Cardoso dos Santos, de 42 anos, na noite de 7 de setembro.

Esses três graves fatos evidenciam que é preciso derrotar o neofascismo. Nem é preciso elencar as inúmeras ameaças do presidente Jair Bolsonaro (PL), que, dia sim e outro também, trama contra a democracia e o Estado Democrático de Direito e estimula os apoiadores a cometerem os atrozes atos mencionados acima.

Diante do grave quadro político, social e econômico, as forças democráticas e progressistas estão convocadas a atuar de forma a derrotar o neofascismo representado por Bolsonaro e apoiadores, já no 1º turno. Essa é nossa tarefa número zero. Estamos, todas e todos, convocadas/os a cumpri-la, de hoje até o dia da eleição.

Brasília, 12 de setembro de 2022.

Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – Contee

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo