UBES convoca paralisação nacional de escolas

“Abrir portas, serrar fileiras e trancar o passado que já não agrega na construção do futuro”. É com esse objetivo que a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) convoca para esta terça-feira (13), uma paralisação nacional das instituições públicas de ensino em diversos estados brasileiros.

Diante do esgotamento do modelo arcaico do ensino público, escolas de ensino médio, básico e técnico estarão organizadas para movimentar nacionalmente a pauta dos estudantes.

O ato, que acontece na semana do Dia do Estudante, também pauta a votação do projeto de lei dos royalties que acontecerá paralelamente na Câmara dos Deputados. Em momento decisivo para destinação da matéria que tramita com forte defesa dos estudantes, a paralisação coloca como plano de fundo o financiamento irremediável da educação com 100% dos royalties do petróleo e 50% do Fundo Social do Pré Sal investidos no setor para alcançar as mudanças pautadas.

Veja abaixo a lista de reivindicações proposta pela UBES

1. Financiamento da educação: 10% do PIB, 100% dos royalties do petróleo e 50% do Fundo Social do Pré Sal;

2. Reformulação do Currículo do Ensino Médio;

3. Mais estrutura básica para garantir a escola que a gente quer (com laboratórios, quadras, ar condicionado, aquecedor, refeitório, quadra, biblioteca, etc.);

4. Gestão democrática nas escolas;

5. Escola em tempo integral;

6. Passe livre já;

7. Valorização do professor;

8. Modernização da escola: lousas digitais, ebooks (ao invés de 10kg de livros), tablets, notebooks;

9. Escola técnica com a nossa cara: por cursos técnicos que se relacionem com a nossa realidade;

10. Estágios de qualidade: estágios de qualidade e com uma remuneração justa que sejam o ensaio para o mundo do trabalho.

Fonte: Blog da UBES

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo