Uesb realiza série de ações especiais para o centenário de Paulo Freire

No dia 19 de setembro deste ano, Paulo Freire, patrono da Educação brasileira, completaria seus cem anos de vida. Considerando a obra e o pensamento do educador, no ano de seu centenário, a Uesb vem realizando ações especiais para o momento. A primeira delas é uma série de programas na Uesb FM, que integra o Roda de Conversa, programa semanal, que vai ao ar às quintas-feiras, às 13 horas, com reprise às 22 horas.

Os programas contam com a participação de pesquisadores e pessoas atuantes em diferentes movimentos sociais e no campo da Educação, em países como Argentina, Brasil, Cabo Verde, Chile, Costa Rica, Espanha, França e Portugal. A produção ainda conta com uma entrevista inédita com Ana Maria Araújo Freire, viúva de Paulo Freire, falando sobre sua vivência com o educador, durante dez anos, na condição de esposa e intelectual.

Além disso, a TV Uesb vem exibindo matérias especiais sobre a história do educador e suas principais contribuições. No dia 19 de setembro, a emissora transmite, ainda, um especial completo sobre a vida de Paulo Freire. Todo o material pode ser acompanhado pelo YouTube da TV Uesb.

Outras ações – As homenagens, porém, seguem até dezembro. Além dos programas, outras atividades estão em desenvolvimento como parte dessas ações comemorativas. É o caso do dossiê temático que está sendo organizado para a Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos (Rieja), do Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). O material terá o títúlo “Paulo Freire: olhares diversos sobre resistência, solidariedade e esperança em tempos de pandemia” e está sendo organizado pelo professor José Jackson Reis dos Santos, da Uesb, em parceria com as professoras Tânia Regina Dantas, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), e Carmen Cavaco, da Universidade de Lisboa, em Portugal.

Outra iniciativa especial será a oferta do componente curricular “Educação e ensino na obra de Paulo Freire” junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino da Uesb, campus de Vitória da Conquista.

As ações foram organizadas pelo Grupo Colabor(Ação): Estudos e Pesquisas em Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas, da Uesb; pelo Núcleo de Avaliação Institucional, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP); e pelo Sistema Uesb de Rádio e Televisão Educativas (Surte).

UESB

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo