Unesco lança manual para imprensa sobre fake news

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) lançou o manual ‘Journalism, Fake News & Desinformation’, para que a imprensa possa enfrentar os desafios diários das notícias falsas nas mídias sociais. O conteúdo reúne artigos de pesquisadores e profissionais de jornalismo que trabalham com o objetivo de combater a desinformação e orientar as pessoas da área sobre as práticas de investigação.

De acordo com o conselheiro de Comunicação e Informação da Unesco, Guilherme Canela, tem sido cada vez mais preocupante a propagação de fake news no mundo todo. No entanto, o jornalismo ainda é necessário e pode resolver este problema. “O fato de haver uma profusão de elementos informativos ou opinativos nas redes sociais, faz com que os editores de informação, os que investigam o que é fato e o que é mentira, sejam absolutamente centrais para os regimes democráticos, sobretudo em períodos pré-eleitorais e eleitorais”, ressalta.

Para Canela, que não costuma usar a expressão fake news, o trabalho de apuração jornalística para encontrar uma notícia existe justamente para ter a certeza de que se está publicando algo verdadeiro. “Tenho a impressão de que, na maioria dos casos, a circulação de notícias falsas não tem má-fé, exceto no ponto inicial, de quem construiu um conteúdo mentiroso. Depois, as pessoas vão passando aquilo com uma crença de que é verdade”, explica.

O livro, que foi publicado com o intuito de ser uma espécie de treinamento pela imprensa mundial, está disponível para download neste link.

Coletiva.net

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo