UNICEF revela que Israel viola direitos das crianças palestinas

Apesar de receber recursos de agências e governos, o Fundo tem um déficit em ajudar crianças

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) revelou no sábado, 28 de agosto, um relatório sobre a situação das crianças palestinas, especialmente em Gaza, onde o bombardeio de escolas, hospitais e instalações de serviços afetou o desenvolvimento da vida de menores.

Outras 170 crianças palestinas foram presas durante este período na cidade de Jerusalém ocupada. Além disso, na recente escalada em Gaza, Israel danificou 116 creches privadas, 140 escolas públicas e 41 escolas da Agência das Nações Unidas para os Refugiados palestinos (UNRWA).A agência registrou que os ataques realizados pelas forças israelenses mataram nove crianças palestinas entre 7 de maio e 31 de julho de 2021 e feriram 556 crianças, usando munição real e balas de borracha.

O relatório alertou que a agência não seria capaz de reiniciar suas operações para apoiar crianças palestinas devido à escassez em seu orçamento. Este é o relatório número dois do Fundo sobre a situação humanitária na Palestina para o período de 1 de Janeiro a 31 de Julho de 2021.

O documento observou que a escalada militar israelense aumentou a necessidade de prestar assistência humanitária para atender às necessidades das crianças, de modo que o custo chega a 47 milhões de dólares com uma lacuna de 33 milhões de dólares, de modo que o déficit é de 68%.

A agência recebeu financiamento dos governos do Japão, Noruega, Islândia, Irlanda, Canadá, Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários, Comitê do UNICEF francês, Comitê alemão do UNICEF e Fundo Humanitário Global da ENTIDADE. No entanto, eles não avisaram que não é suficiente.

Ele também ressaltou que a UNRWA e seus parceiros foram capazes de restaurar os serviços de água, saneamento e higiene para 415.000 pessoas afetadas, fornecendo combustível para geradores, produtos químicos e peças de reposição para produção e tratamento de água. Os bombardeios de Israel deixaram a infraestrutura de água e saneamento severamente danificada.

A UNICEF anunciou que já começou a reabilitar 20 escolas danificadas em Gaza, o que corresponde ao primeiro momento das 46 escolas comprometidas pela agência e disse que, quando a reabilitação acabar, cerca de 50.000 crianças, cerca de 54% delas meninas, retornarão às salas de aula.

Por sua vez, a diretora executiva do Fundo, Henrietta H. Fore, pediu a suspensão imediata dos ataques às crianças e pediu que seus direitos fossem protegidos.

TelesurTV

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo