XV CONSIND, com transmissão ao vivo pela internet, celebrará os 20 anos da CONTEE

Nos dias 21 e 22 de outubro, acontece em São Paulo/SP o XV Conselho Sindical da CONTEE. A atividade marcará a comemoração dos 20 anos da entidade, com a realização de um ato político, o lançamento de uma revista especial sobre a trajetória da entidade, um vídeo institucional e a inauguração uma exposição itinerante com fotos históricas da CONTEE.

A solenidade contará com a presença de lideranças do movimento social e sindical, bem como a direção da CONTEE e representantes de entidades filiadas de todo o Brasil. Em seguida, haverá uma confraternização. Durante o XV Consind, a Confederação também debaterá sobre conjuntura nacional, internacional e sindical, reformas no ensino médio e juventude.

A atividade será transmitida ao vivo aqui no Portal da CONTEE.

Breve histórico

Uma plenária nacional, realizada em Praia Grande/SP, em novembro de 1990, foi o primeiro passo para a fundação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – CONTEE. No ano seguinte, em Guarapari/ES, aconteceria, então, o I Congresso da entidade.

De lá para cá, a CONTEE enfrentou grandes desafios. Em seus primeiros anos de existência, participou do movimento “Fora Collor”, combateu as políticas neoliberais, intensificadas no governo FHC, e o processo de mercantilização do ensino e desnacionalização da educação superior, entre muitas outras lutas.

Apoiou a eleição de Lula e Dilma, mantendo posição crítica e participando ativamente das principais instâncias de interlocução com o Poder Público, compondo, por exemplo, a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), como representante docente.

Ao completar 20 anos de história, a CONTEE reafirma sua luta pela regulamentação do setor privado de ensino e em defesa de educação pública, gratuita, democrática e de qualidade, mantendo seu compromisso com o desenvolvimento justo e soberano do Brasil.

Veja a seguir a programação completa do XV Consind da CONTEE:

Dia 21 de outubro

14h: Abertura.
15h às 18h: Conjuntura Internacional, Nacional e Sindical.
17h 30min: Lançamento da Campanha Salarial Nacional
18h: Intervalo.
19h: Ato Político em Comemoração aos 20 anos da CONTEE – 20 anos: Educação é nossa História e lançamento da exposição itinerante.
21h: Confraternização.

Dia 22 de outubro

9h às 11h: Reformas no Ensino Médio e Profissional.
11h às 13h: A Juventude e o movimento sindical.
13h às 14h e 30 min: Intervalo.
14h e 30min às 17h: Plenária.
17h: Encerramento.

XV Conselho Sindical da CONTEE
Dias 21 e 22 de outubro de 2011
Novotel Jaraguá São Paulo Conventions
Rua Martins Fontes 71, Centro – São Paulo/SP
Mais informações: contee@contee.org.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo