XVIII Enafor debate sustentabilidade, gestão financeira, planejamento e Política Nacional de Formação da CUT

XVIII Enafor debate sustentabilidade, gestão financeira, planejamento e Política Nacional de Formação da CUT

c3Em prosseguimento ao XVIII Encontro Nacional de Formação – Enafor, dirigentes da CUT e da Rede Nacional de Formação da Central debateram na sexta-feira (19) a sustentabilidade, a gestão financeira, o processo de planejamento e a Política Nacional de Formação da CUT.

Com base nas resoluções do 11º Congresso Nacional da CUT, o secretário Nacional de Administração e Finanças da Central, Quintino Severo, afirmou que a sustentação financeira tem papel essencial na definição da estratégia de atualização do projeto organizativo da CUT e, consequentemente, na luta pela mudança da estrutura sindical brasileira.

“Nosso desafio é politizar o debate sobre a política de financiamento da Central, buscando romper com o sindicalismo corporativo construído na era Vargas e resgatar os valores estratégicos da CUT na luta por um novo sindicalismo”, elencou Quintino, destacando também a importância de aprofundar o processo de implantação dos princípios CUTistas na base e fazer avançar a compreensão do sindicalismo como instrumento de luta. “Queremos um sindicalismo cada vez mais enraizado no local de trabalho e que se sustente com as contribuições voluntárias decididas de forma democrática pelos próprios trabalhadores.”

Quintino também falou sobre os desafios na construção do orçamento participativo. “Temos que aprofundar a gestão mais democrática e transparente com fortalecimento das direções e das entidades de base da CUT. Construir uma gestão participativa, descentralizando os recursos com informações ao alcance de todos/as, integrando o planejamento político com o planejamento financeiro é um dos nossos desafios. Todo este processo tem um efeito educativo de ampliação da conscientização, da solidariedade de classe, no fortalecimento do projeto político organizativo e na valorização das Estaduais”, pontuou o dirigente CUTista.

A primeira mesa da manhã foi coordenada pelo secretário de Formação da CUT-PA, Ribamar Barroso.

Planejamento da Central – reafirmando a importância estratégica da Formação na política da CUT, Alex Sgreccia, atual coordenador da secretaria geral da Central, discorreu sobre o planejamento da CUT para o próximo período.

c2

Ele destacou que um dos objetivos principais é fazer a integração e convergência de ação entre a CUT Nacional e estaduais com os ramos, hoje organizados em macrossetores.

“Os encontros nacionais dos macrossetores e os encontros regionais da CUT que acontecem até o final de maio possuem esse papel. No encontro do Sudeste, por exemplo, se constatou que não há integração regional, é cada estado pensando sua política. Diferentemente do Nordeste, onde há uma experiência anterior e um grande sentimento de integração regional”, explicou.

“Nestes encontros recebemos uma variedade de sugestões e o momento agora é de integrarmos essas propostas. As ações devem acontecer com a colaboração efetiva da formação no processo de planejamento da CUT Nacional”, complementou Sgreccia.

A mesa teve coordenação da dirigente da CUT-SC, Adriana Maria.

Luta contra o preconceito e o racismo – logo no início dos trabalhos no período da tarde a secretária Nacional de Combate ao Racismo da CUT, Maria Julia, falou sobre a 3ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir).

Publicada oficialmente no Diário Oficial da União na última quarta-feira (17), a Conferência se realizará entre os dias 5 a 7 de novembro de 2013 na cidade de Brasília, com o tema ‘Democracia e Desenvolvimento por um Brasil Afirmativo’.

A CUT, com toda a sua história de combate a todas as formas de preconceito e racismo, é uma das entidades que compõem a comissão organizadora e a comissão executiva da Conferência.

Até 25 de julho devem ocorrer as plenárias nacionais de comunidades tradicionais e até 30 de agosto acontecerão as etapas distritais e estaduais.

“O tema da Conferência tem uma relação direta com o debate da temática racial que estamos desenvolvendo na CUT. Precisamos nos organizar nos estados e se articular junto ao movimento negro para participar das etapas preparatórias”, explanou Julia.

Fortalecer e ampliar a base da CUT – ao completar 30 anos de grandes lutas e conquistas para a classe trabalhadora, a CUT lançará uma campanha nacional de sindicalização.

Presente no Enafor, Jacy Afonso, secretário nacional de Organização e Política Sindical da CUT, apresentou aos dirigentes a metodologia e as ações que serão implementadas.

O objetivo central é conquistar 13% de crescimento chegando a um milhão de novos associados e também a filiação de mil novas entidades.

c1

A Campanha, aprovada na direção nacional da CUT realizada neste ano, será lançada oficialmente no 1º de maio em todos os estados.

Com materiais específicos trabalhará com toda a diversidade, dialogando com os diversos ramos da CUT.

“É uma Campanha que terá o envolvimento de todas as estâncias da Central: estaduais, ramos, escolas sindicais, dirigentes formados nos programas da Secretaria Nacional de Formação”, disse Jacy.

Ele informou que serão organizadas semanas sindicais ‘CUT nas ruas e CUT nas estradas’ com visitas aos sindicatos filiados para tratar da regularização junto ao Ministério do Trabalho e Emprego e orientação sobre a certificação sindical e as portarias 186 e 326 da Secretaria de Relações do Trabalho do MTE para registro sindical e também visitas aos sindicatos sem filiação à Central.

“A CUT é a maior central sindical do país e a quinta do mundo, representando 35,60% dos trabalhadores sindicalizados. Protagonista do movimento sindical, sempre embasou suas lutas num sindicalismo combativo, autônomo e de classe visando manter e ampliar as conquistas dos trabalhadores. Mesmo com todas as dificuldades somos a maior central sindical. Isso confirma nossa combatividade e que somos a melhor, mas isso é uma realidade porque vocês constroem a CUT no dia a dia”, destacou Jacy.

O debate contou também com a presença de Sueli Veiga, coordenadora da Escola Centro-Oeste da CUT.

Após as mesas de debate, o secretário Nacional de Formação da CUT, José Celestino Lourenço, o Tino, apresentou a estratégia da Política Nacional de Formação para o período 2013-2015. Na sequência, os/as dirigentes puderam acompanhar o Cine CUT: Paulo Freire.

Por William Pedreira, da CUT

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo