Conferência vai lutar por saúde ‘mais justa, mais digna e mais igualitária’, diz secretária

Desde novembro, as etapas municipais e livres têm sido realizadas de norte a sul do país, a fim de eleger delegados e elencar propostas que serão debatidas também nos eventos estaduais

Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, a 17ª Conferência Nacional de Saúde será realizada de 2 a 5 de julho, em Brasília. Desde novembro, as etapas municipais e livres têm sido realizadas de norte a sul do país, a fim de eleger delegados e elencar propostas que serão debatidas também nos eventos estaduais.

“Estamos construindo as conferências municipais e preparando as conferências estaduais, em que a população vai levantar demandas para buscar recuperar o que a gente perdeu nos últimos quatro anos. A gente conta com toda a população do Brasil que possa estar vindo, discutindo e levantando demandas para a gente construir uma saúde mais justa, mais digna e mais igualitária para todos nós brasileiros”, salientou a secretária nacional de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho da CTB, Elgiane Lago.

Na avaliação da dirigente, o principal objetivo é materializar as discussões para que as propostas se efetivem na prática, tanto para os profissionais da saúde, quanto para a população. “É importante a participação dos trabalhadores para avançarmos nas demandas e mostrarmos o que nós precisamos realmente na nossa base, na nossa comunidade e nos nossos locais de atendimento do SUS. A Conferência é fundamental para apontar os nossos problemas, buscar soluções e trazer propostas novas para que o SUS realmente funcione, pois ele é um sistema fundamental para o Brasil”, considerou.

Até o momento, já foram realizadas conferências nas cidades de Maringá (PR), Gravataí-RS, Imperatriz (MA), Gurupi (TO), Recife (PE), Santarém (PA) e Araguaína (TO). Na próxima semana, as atividades preparatórias chegarão ao Rio de Janeiro, que abrigará eventos na quinta (2) e sexta-feira (3).

com portal CTB

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo