Termina dia 10 o prazo para responder a pesquisa ‘Docência na Educação Básica em Tempo de Pandemia’

Termina na próxima segunda-feira (10) o prazo para que os professoras e professoras respondam à pesquisa “Docência na Educação Básica em Tempo de Pandemia”. O questionário está disponível em https://bit.ly/docencianapandemia-edbasica. A Contee conclama as entidades filiadas que intensifiquem a divulgação nesta reta final, porque a participação do maior número possível de docentes, de todas as partes do país, é muito importante para fortalecermos nossa luta coletiva.

Ação de sindicatos da base da Contee garante suspensão das aulas presenciais

A Justiça do Trabalho deferiu pedido apresentado pelo MPT e determinou o fechamento das escolas particulares do DF. Uma importante vitória também foi conseguida no município do Rio de Janeiro, com a suspensão do decreto 47.683 que permitia a reabertura das escolas privadas, de forma voluntária, para o 4º, 5º, 8º e 9º anos, a partir do último dia 1°.

LEIA TAMBÉM:

Em defesa da vida, Sinproep-DF aciona MPT contra decisão da Justiça que autorizou retorno às aulas presenciais

A política econômica, e não a pandemia, é que vai levar escolas à falência

Leia o artigo da coordenadora-geral em exercício da Contee, Madalena Guasco Peixoto, publicado na Carta Capital

Em defesa da vida: É agosto, mas não é hora de voltar

Este não é um ano comum. No Brasil, o número de mortos pela Covid-19 já alcança 100 mil e a pandemia está longe de estar sob controle. E é esse alerta que tem mobilizado os trabalhadores e trabalhadoras em educação do setor privado na luta para que os interesses econômicos não se sobreponham à defesa da saúde e da vida.

A“ema” diante do racismo de Estado

A repercussão da bicada da ema no presidente Jair Bolsonaro no dia 13 de junho poderia soar como uma anedota de um governo que se esforça em negar os fatos à sua frente. O resultado da última eleição para presidente ratificou a desinformação como principal meio de governar os outros. Por Adércia Bezerra Hostin dos Santos e José Isaías Venera

Senado pode votar Fundeb na segunda quinzena de agosto

Os líderes partidários do Senado, reunidos dia 4, incluíram na pauta de votações da segunda quinzena de agosto a PEC que torna permanente o Fundeb. Além de tornar o fundo permanente, a PEC aumenta a participação da União de 10% para 23% no financiamento da educação infantil e dos ensinos fundamental e médio.

Luto devido a quase 100 mil mortes, luta pela vida

Este 7 de agosto será marcado em todo o país como dia de expressar luto pelos quase 100 mil brasileiros mortos pela contaminação do coronavírus e de luta para que sejam tomadas medidas eficazes para enfrentar a pandemia do Covid-19. Os trabalhadores em estabelecimentos de ensino se somam às manifestações.