Contra MP 936: Em defesa dos sindicatos, em defesa dos trabalhadores!

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pretende colocar em votação a Medida Provisória (MP) 936, do Governo Bolsonaro, que favorece a redução de jornada de trabalho e salários em até 70% e exclui os sindicatos das negociações com empresários. A Contee reafirma o direito das entidades sindicais de representar os interesses dos trabalhadores e repudia o conteúdo contrário aos assalariados da proposta governista.

Gilson debate educação no programa Roda de Conversa

Roda de Conversa, programa comandado pelo jornalista Osvaldo Bertolino, entrevistou o coordenador-geral da Contee Gilson Reis, que declarou existir “um ataque ideológico, político e estrutural contra a educação. Os educadores têm papel histórico junto à sociedade, e vamos defendê-lo e ampliá-lo”.

Diretoria Executiva da Contee traça ações em defesa dos trabalhadores e da educação

A Diretoria Executiva indica ações nos campos trabalhista, sindical e educacional a fim de enfrentar tanto as dificuldades provocadas pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) quanto a irresponsabilidade do governo Bolsonaro em relação à crise sanitária e sua ofensiva contra os trabalhadores.

Assembleia sindical da educação da CPLP-SE

No dia 5, Dia Mundial da Língua Portuguesa, sindicalistas de vários países de língua portuguesa se reuniram numa assembleia virtual para refletir sobre os desafios para os educadores em tempo de pandemia. Artigo da coordenadora da Secretaria de Relações Internacionais, Maria Clotilde Lemos Petta

Providências precisam ser tomadas contra os crimes cometidos por Bolsonaro

Bolsonaro voltou a ferir a Constituição dia 3 — algo que é sua prática recorrente — ao ameaçar de golpe o Estado democrático de direito. É imprescindível que o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal tomem providências.

Injusta, campanha do governo para manter o Enem ignora desigualdade educacional

Campanha do Inep acerca da realização do Enem levantou polêmica, porque passa por cima da imensa desigualdade social e educacional do país. A necessidade de adiamento do Enem foi incluída pela Contee no documento “Defesa do Brasil, do emprego e da educação”, divulgado dia 1° de maio.

Leia também: Ato virtual, nesta sexta, 8, pelo adiamento do Enem

Coordenador-geral da Contee reitera vitória contra a mordaça nas escolas

O coordenador-geral da Contee, Gilson Reis, gravou vídeo para comemorar a decisão do STF que considerou inconstitucional a lei da cidade de Novo Gama (GO) que proibia qualquer referência a questões de gênero nas escolas, além de submeter todo material didático a uma “análise” antes de sua distribuição aos estudantes. Várias entidades gravaram vídeos semelhantes, atendendo a um convite da Ação Educativa, e os lançaram em suas redes com a hashtag #EducaçãoDeQualidade.