Vídeo: Sem professores/as, não há educação

Você já parou para pensar que, sem professores/as, não haveria enfermeiros, médicos e socorristas trabalhando contra a Covid-19? Valorize os professores e professoras. Sem eles, não há educação. Assista ao vídeo.

TV Contee: Valorize a importâncias dos técnicos administrativos

A categoria dos auxiliares de administração escolar orienta, organiza, sistematiza, registra, documenta, fica a par de tudo o que acontece numa unidade escolar. Se sem professores não há educação, sem técnicos administrativos não há escola que funcione, muito menos de forma remota, em tempos de pandemia.

A pandemia e o direito à educação

A pandemia de Covid-19 escancarou, no Brasil, a imensa desigualdade social que aflige o país. Essa batalha vem acompanhada de obstáculos que incluem a falta de saneamento básico, a precariedade de moradia e de alimentação, o desmonte do Sistema Único de Saúde e a carência de investimentos em saúde pública, e dos ataques — cruelmente acirrados neste momento — aos direitos trabalhistas. Artigo de Madalena Guasco Peixoto, coordenadora da Secretaria-Geral.

Uma abolição inacabada!

A Contee é contra a discriminação, é pela superação das desigualdades, por uma sociedade mais fraterna e igualitária. Hoje, o 13 de Maio é uma data para a reflexão sobre o muito que temos ainda a superar. Artigo de Guilhermina Luzia da Rocha, coordenadora da Secretaria de Formação

Governo faz campanha para sacrificar nova geração de estudantes

A nova campanha do Exame Nacional do Ensino Médio — Enem 2020 — lembra a forma como se fazia televisão no período da Ditadura Militar (1964-1985). Por Adércia Bezerra Hostin dos Santos e José Isaías Venera

O que está em jogo no trabalho remoto e na modalidade EaD?

A afirmação de que os professores deveriam estar aptos a lidar com as tecnologias digitais do século XXI, bem como a romantização de que temos que dar conta dessa demanda a todo custo, irão aprofundar ainda mais as desigualdades sociais educacionais do país. Artigo de Adércia Bezerra Hostin dos Santos, coordenadora da Secretaria de Assuntos Educacionais.

Grandes empresas de educação se aproveitam da crise para demitir e precarizar o trabalho e o ensino

O SinproSP denunciou que a rede Laureate demitiu mais de 120 professores que lecionavam na educação a distância (EaD). Essa não foi a única denúncia contra a Laureate nos últimos dias. A Agência Pública divulgou o escândalo representado pelo uso de robôs para a correção de textos de estudantes sem que estes sejam informados da substituição dos professores por inteligência artificial.

O que a história pode nos ensinar sobre a Covid-19?

Que possamos sair dessa pandemia mais solidários, mais fraternos, mais politizados e conscientes, menos egoístas, e pensar que coletividade sempre vai estar acima da individualidade, que cifras não repõem vidas. Que os que virão olhem para trás e digam: eles venceram! Nós também vamos vencer quando outros acontecimentos parecidos surgirem. Por Vítor Andrade, professor de história.