Votação do Fundeb anunciada para a próxima semana

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) anunciou que a votação da PEC 15/2015, do novo Fundeb ocorrerá entre os dias 20 e 24 de julho. Não é a primeira vez que o presidente da Casa anuncia a proximidade da votação, mas a necessidade da aprovação se torna a cada dia mais urgente.

TV Contee: Luta em defesa da vida

Trabalhadores e trabalhadoras em educação do setor privado têm enfrentado uma árdua luta pela vida. Na semana passada, a TV Contee conversou com Oswaldo Teles, presidente do Sindicato dos Professores do Rio de Janeiro e coordenador da Secretaria de Organização Sindical da Confederação, com Celso Napolitano, presidente da Federação dos Professores do Estado de São Paulo, e com Valéria Morato, presidenta do Sindicato dos Professores de Minas Gerais. Confira um pouco dessa luta.

Novo ministro pede ajuda a Deus para respeitar ensino laico

Foi empossado nesta quinta-feira, 16, o novo ministro da Educação, pastor, teólogo e advogado Milton Ribeiro. Prometeu dialogar com acadêmicos e educadores e priorizar o ensino técnico e profissionalizante.

LEIA TAMBÉM: Novo ministro da Educação é pastor ligado ao ensino privado

Atendendo ao movimento sindical, Senado deixa caducar MP 927

O Senado retirou da pauta de votação a Medida Provisória 927/2020, que altera as regras trabalhistas durante o período da pandemia. A retirada de pauta atende a manifestações da Contee e do movimento sindical, que solicitaram aos parlamentares que votassem contra ou a deixassem caducar.

FNPE lança Manifesto em Defesa da Democracia, da Vida, da Educação Pública, da Ciência e da Tecnologia

Depois de um dia de debates importantes na plenária virtual realizada pelo Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), foi lançado o Manifesto em Defesa da Democracia, da Vida, da Educação Pública, da Ciência e da Tecnologia, assinado por todas as entidades que compõem o Fórum, entre as quais a Contee.

LEIA TAMBÉM: FNPE promove a Plenária Nacional em defesa da democracia, da vida, da educação pública, da ciência e da tecnologia

Sinpro-Rio disponibiliza campanha em defesa da vida

O Sinpro-Rio colocou nas redes uma importante campanha em defesa da vida, alertando que não é hora de voltar à escola enquanto não houver as condições de saúde necessárias para garantir a segurança de professores, técnicos administrativos, estudantes, familiares e de toda a comunidade.

Covid-19, Bolsonaro e o 520° ano de dizimação dos povos de Pindorama

A pauta ambiental tem enorme apelo internacional e é preciso que a façamos, juntamente com a denúncia de todos os seus desdobramentos, chegar a todos os organismos mundiais competentes. Artigo do coordenador da Secretaria de Finanças, José de Ribamar Virgolino Barroso

Assista na TV Contee: Orientações jurídicas aos trabalhadores em educação

Se me obrigam a atender alunos(as), pais e mães fora de meu horário contratado, as horas destinadas a essa atividade são remuneradas como extraordinárias?

As instituições de ensino podem fornecer, livremente, seus e-mails, whatsapss e redes sociais?

As instituições podem convocá-los para gravação e atendimento remoto em suas dependências? Sou obrigado a atendê-las?

A sua imagem e a sua produção intelectual podem ser livremente veiculadas pelas instituições de ensino? Caso for, o trabalhador tem algum direito?

Qual remuneração devida durante esse período de pandemia?

Quem se responsabiliza pela infraestrutura, equipamentos mínimos necessários e os custos como despesas com energia, internet e outros gastos correntes?