Para a Contee, 2022 será o ano da retomada do Brasil democrático

O coordenador-geral, Gilson Reis, encerrou a última reunião da Diretoria Executiva deste ano afirmando que “2022 surge no horizonte com grandes possibilidades de desfazimento de um golpe de Estado, dos retrocessos econômicos, trabalhistas, educacionais, culturais, sanitários etc. O Brasil que surgirá no próximo período será de grandes desafios e de imensas possibilidades”.

Direitos sindicais no centro do debate sobre direitos humanos na CPLP-SE

Agenda da CPLP e entidades parceiras se deu em razão das comemorações da “Declaração Universal dos Direitos Humanos”, que nesta sexta-feira completou 73 anos.

Contee e entidades latino-americanas atuarão na Conferência Mundial de Educação Superior

A Contee está colaborando nos preparativos da intervenção das entidades sindicais na Conferência Mundial de Educação Superior (World Higher Education Conference – WHEC 2022), que acontecerá na Espanha, de 18 a 20 de maio, convocada pela UNESCO. Na última quinta-feira, 16, a Confederação participou de reunião com representantes de diversas entidades de trabalhadores da educação da América Latina para tratar do evento.

Nota de solidariedade à professora de Bonito (MS), que foi censurada e coagida na liberdade de cátedra

Mais um caso de censura, coerção à liberdade de cátedra e de garantia plena do direito à educação crítica. É disso que se trata. Desde a ascensão de Bolsonaro à Presidência da República casos assim começaram a “pipocar” Brasil afora.

Conselho Nacional dos Direitos Humanos repudia ataques à liberdade pedagógica

O CNDH divulgou nota pública em repúdio a ataques à liberdade pedagógica. Sobre o assunto, a Contee está preparando, para o início do ano, um encontro nacional para lançar a campanha “Direito de Ensinar, Direto de Aprender” e discutir a educação privada no país.

Desafios para o sindicalismo a partir de 2022: mudar radicalmente o rumo do desenvolvimento do país

As mudanças no mundo do trabalho avançam e a organização sindical vai se distanciando dessa nova dinâmica. É urgente avançar na reestruturação do movimento sindical. Artigo de Clemente Ganz Lúcio

Câmara derruba emendas do Senado e restabelece recursos do Fundeb para o ‘Sistema S’

Prevaleceu a pressão das confederações patronais. O texto vai à sanção presidencial.

Leia também Senado exclui escolas do ‘Sistema S’ do rateio das custas do Fundeb; texto volta à Câmara

Campanha quer conhecer gestão democrática nas escolas da Amazônia

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação está com um projeto de mapeamento de grêmios e coletivos estudantis na Amazônia, com o objetivo de conhecer sobre a participação e organização de estudantes na gestão escolar para a gestão democrática.

Contee entra em recesso segunda, 20, e volta aos trabalhos dia 5

Desejamos feliz Natal e ótimas entradas. Que 2022 nos encontre mais fortes e mais bem preparados para todas as batalhas do próximo ano.