30 anos da Contee: depoimento de Wellington Teixeira dá início às homenagens

O Portal da Contee dá início, dia 18, à divulgação dos vídeos de depoimentos em homenagem aos 30 anos da Confederação. Confira o do professor Wellington Teixeira Gomes, primeiro presidente da Contee

Veja também o depoimento de Alan Francisco de Carvalho, coordenador da Secretaria de Comunicação da Confederação e presidente da Fitrae-BC.

Nota de repúdio à criação de “voucher-educacional” no Rio de Janeiro

De um lado, propostas como essa significam o Estado abrir mão de sua responsabilidade pelo direito constitucional de cada cidadão e cidadã à educação. De outro, implicam o escoamento de dinheiro público para os bolsos dos empresários do ensino.

Novembro negro: Por uma educação sem racismo na escola e na vida

Queremos combater o racismo e promover a igualdade através da educação? Para isso, proponho que reafirmemos a importância da Lei 10.639 como ferramenta de transformação dentro das escolas. Guilhermina Luzia da Rocha, coordenadora da Secretaria de Formação da Contee e presidente do Sinpro Macaé e Região.

Rumo ao 2° turno e à nova fase do teste da vacina antifascismo

A Contee reitera o posicionamento de que temos o desafio e a responsabilidade de eleger representantes comprometidos com a saúde, a educação e a segurança públicas, com a geração de emprego e renda dignos, com a assistência social, com o meio ambiente, com a inclusão, com a igualdade de direitos, com o respeito à diversidade. É preciso ainda destacar que se faz ainda mais fundamental agora a unidade das forças progressistas em torno das candidaturas que de fato estejam alinhadas com a luta nacional contra o projeto fascista e ultraliberal e em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras, da educação, da democracia, da vida.

Se houver desregionalização, que seja na luta

Precisamos lutar pela democratização do acesso à internet, bem como em favor da construção de uma plataforma estatal que não só democratizaria o acesso à educação, mas que impediria que as plataformas internacionais aferissem lucros astronômicos com a educação e/ou tivessem acesso aos dados de estudantes, professores e conhecimento de pesquisa do Brasil. Madalena Guasco Peixoto, coordenadora-geral em exercício da Contee.

Pesquisa indica que trabalho remoto aumentou carga horária

A Harvard Business School divulgou pesquisa abrangendo 3,1 milhões de pessoas que mostrou que a carga de trabalho aumentou 48,5 minutos devido ao trabalho remoto, que se expandiu com a pandemia do novo coronavírus. O trabalho dos professores foi dos mais afetados pelas imposições de isolamento social devido à pandemia.