Contee Conta como está a educação básica privada na pandemia

A coordenadora da pesquisa “Docência na Educação Básica Privada em Tempos de Pandemia”, Dalila Andrade Oliveira, participará, na próxima segunda-feira, 24, do programa Contee Conta, transmitido às 17h pelas redes sociais, com a presença do coordenador-geral, Gilson Reis, e mediação da jornalista Táscia Souza. Estará em foco o levantamento que buscou conhecer como os(as) professores(as) de estabelecimentos particulares de ensino no Brasil têm respondido às demandas trazidas pela reorganização do trabalho escolar em razão do isolamento social.

TV Contee: Respostas sobre o Programa Emergencial de Manutenção de Emprego e Renda

A TV Contee preparou cinco vídeos com respostas às perguntas sobre o Programa Emergencial de Manutenção de Emprego e Renda, que podem ser conferidos no Portal. Assista:

Parte 1 Parte 2 Parte 3 Parte 4 Parte 5

300 entidades organizam protestos contra os projetos de educação domiciliar que tramitam no Congresso Nacional

Manifesto Público denuncia que a educação domiciliar é um risco para o direito à educação no país e cobra a urgente retomada de investimentos nas escolas públicas

FNPE divulga caderno da Conape 2022

Está disponível o caderno da II Conferência Nacional Popular de Educação (Conape 2022), organizada pelo Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), para ampla divulgação e estímulo à organização e à realização das etapas municipais e conferências livres preparatórias em todo o país. Confira o caderno, o documento referência e os eixos temáticos propostos para o debate.

Pesquisa revela altíssima segregação racial nas escolas particulares

A maioria das escolas de Ensino Médio mais bem colocadas no ENEM de 2019 possui menos de 10% de autodeclarados pretos e pardos e mais de 30% de não respondentes. Veja a pesquisa.

O desapreço do STF pelos direitos fundamentais sociais

Para o mundo do capital as decisões do STF são flores, para os trabalhadores, são letais espinhos. Por José Geraldo de Santana Oliveira.

18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Os debates sobre questões de gênero devem estar presentes na formação dos cidadãos e cidadãs e ser inseridos como parte da educação escolar. Por Táscia Souza

No Dia do/a Pedagogo/a, uma reflexão sobre o ataque representado pelo homeschooling

Uma oportunidade para discutir e valorizar o papel da escola no desenvolvimento dos estudantes.

Uma língua para chamar de nossa

À região que hoje forma o Brasil, os portugueses impuseram o seu idioma, mas no território foram adotados modos de escrever e de falar que passaram a caracterizar o povo aqui formado.