Mil e uma esperanças

O ano de 2020 não foi nada fácil, mas 2021 nos encontrará de cabeças e braços erguidos, com toda a disposição para a luta. No dia 4 de janeiro o Portal da Contee retoma suas publicações. Até lá, fiquemos, sem esmorecer, com a mensagem escrita por nosso consultor jurídico, José Geraldo de Santana Oliveira, que, neste ano difícil, aceitou a brincadeira de encarnar também nosso Papai Noel e trazer de presente uma palavra de esperança.

Vitória: STF julga ADI movida pela Contee e considera inconstitucional matrícula aos cinco anos

O Supremo Tribunal Federal (STF), por maioria, julgou procedente o pedido da ADI 6312, movida pela Contee, e declarou inconstitucional artigo da Lei nº 15.433/2019, do Rio Grande do Sul, que fixava critério etário para o ingresso no ensino fundamental diferente do estabelecido na legislação federal e regulamentado pelo Ministério da Educação.

Bolsonaro diante da verdade

A pergunta que devemos fazer é: qual verdade o discurso do presidente sinaliza? Por Adércia Bezerra Hostin dos Santos, coordenadora da Secretaria de Assuntos Educacionais, e José Isaías Venera, doutor em Ciência da Linguagem

Contee: Nossa história e nossa luta continuam em 2021

Em 1990, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino — Contee foi fundada. Em 1991, aconteceu o primeiro Congresso da Confederação. Sonhos e lutas foram plantados em defesa da educação e de quem trabalha por ela.

30 anos da Contee: Depoimento de Manoel Henrique da Silva Filho, Em nome do Sinteepe

Depoimento de José Geraldo Santana, consultor jurídico da Contee