1° de maio virtual, mas forte: Em defesa da saúde, dos trabalhadores e da democracia

A Contee se junta às centrais e demais entidades sindicais para convocar os trabalhadores e trabalhadoras em educação do setor privado a participar amanhã, 1° de maio, das manifestações virtuais pelo Dia dos Trabalhadores. Uma dessas manifestações será a partir das 11h30, quando o país inteiro poderá assistir, pela internet, à live 1º de Maio Solidário, com a participação de mais de 30 artistas. Entre eles estão Chico César, Zélia Duncan, Fernanda Takai, Toninho Geraes, Otto, Odair José, Leci Brandão, Marcelo Jeneci, Francis e Olivia Hime e Paulo Miklos. Segundo a Agência Sindical, os atores Fábio Assunção, Gregorio Duvivier e Osmar Prado também marcarão presença.

Cem anos de lutas trabalhistas

É diante desse cenário de guerra, com a destruição dos direitos trabalhistas e sociais conquistados ao longo os últimos cem anos; é diante das investidas recorrentes do governo objetivando a destruição das organizações sindicais; é diante de um governo que elegeu os servidores públicos como inimigos a serem destruídos; é diante de uma elite escravocrata, autoritária e fascista que pretende manter a casa grande intacta; é diante de um governo inescrupuloso, miliciano e criminoso, que não tem nada a apresentar ao país, que destacamos a luta dos trabalhadores e a história de resistência da classe trabalhadora.

Conclamamos os trabalhadores e trabalhadoras a transformar o 1° de maio no início de uma grande jornada de luta, em defesa do Brasil, do emprego e da democracia.

Vivas aos trabalhadores e trabalhadoras! Viva o 1° de maio!

Artigo do coordenador-geral, Gilson Reis

Para os empresários do ensino, o lucro acima de tudo e de todos

As entidades dos empresários do ensino enviaram ao ministro da Economia, Paulo Guedes, ofício pedindo medidas que minimizam o impacto na educação da pandemia do covid-19. Negaram o que vinham dizendo à Contee que não queriam ajuda do governo. “Revelam, mais uma vez, que têm interesse apenas no lucro, e nenhum na educação”, denuncia o coordenador-geral da Contee, Gilson Reis.

Inconstitucionalidade de lei sobre ‘ideologia de gênero’ é vitória contra Escola Sem Partido

A luta da Contee contra as tentativas de mordaça praticadas pelo movimento Escola Sem Partido conquistou uma importante vitória, dia 24, com o STF considerando inconstitucional lei que proibia qualquer referência sobre “ideologia de gênero” nas escolas, além de submeter todo material didático a uma “análise” antes de sua distribuição aos estudantes.

Educação em tempos de coronavírus e bolsonarismo

Com a pandemia do covid-19, a educação tem sofrido um de seus piores momentos na história. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), no Brasil quase 53 milhões de alunos estão sendo afetados pela quarentena. Mas aqui os problemas no setor já vinham se agravando, e têm se aprofundado com o Governo Bolsonaro.