1º de Maio Unificado mostra força da classe trabalhadora

A Contee convoca as entidades filiadas e os trabalhadores e trabalhadoras da educação privada a estarmos juntos neste sábado no “1° de Maio Pela Vida, Democracia, Emprego, Vacina para todos e pelo Auxílio Emergencial de R$ 600, enquanto durar a pandemia”. Será transmitido a partir das 14h pela TVT e pelas redes sociais e Youtube. Terá a participação do presidente Lula, da presidenta Dilma Rousseff, de Chico Buarque e diversos artistas e personalidades.

Contee Conta: Bolsonaro omisso e patronato truculento favorecem a pandemia

O programa, dia 26, teve por tema “Covid: uma doença do trabalho?”. A médica Maria Maeno, pesquisadora em Saúde do Trabalhador na Fundacentro; e Liliana Lima, secretária geral do Sinpro Campinas, coordenadora do Centro de Estudos Sociais, abordaram o tema com o coordenador-geral da Contee, Gilson Reis, e a jornalista Táscia Souza.

TV Contee: Neste momento, essencial é defender a vida

A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5.595/20 proibindo a suspensão de aulas presenciais durante pandemias e calamidades públicas. O retorno às aulas presenciais sem imunização e sem controle da taxa de transmissão da Covid-19 coloca em risco toda a comunidade. Assista o vídeo.

Contee defende, na Câmara, vacinação antes da volta às aulas

Durante audiência da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, o coordenador-geral da Contee, Gilson Reis, denunciou que “o Governo Bolsonaro se omitiu e se recusa a coordenar o enfrentamento à pandemia, o que só traz dificuldades. As escolas privadas pressionam pela volta às aulas sem a vacina! O único objetivo é o lucro! Mas vacina é elementar para garantir uma volta às aulas um pouco mais tranquila”.

Contee apresenta denúncia à OIT sobre violação de direitos trabalhistas e de negociação coletiva no Brasil

A Contee aponta o desmanche da legislação trabalhista brasileira após o golpe de 2016, bem como as sucessivas decisões do STF contra os trabalhadores. Mostra também como o patronato — em específico no setor de educação — se aproveita desse cenário dantesco para se recusar a negociar.

Nota pública do Fórum Nacional Popular de Educação e entidades da educação sobre o PL

A Contee é uma das signatárias da nota de repúdio contra o Projeto de Lei 5.595/20, prestes a ser colocado em votação no Senado. Confira a nota.

Leia também Votação de lei que obriga volta às aulas sem segurança pode ser adiada

Contee no Dia Mundial de Segurança no Trabalho

O coordenador-geral da Contee, Gilson Reis, gravou vídeo relativo ao Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, denunciando a ação do Governo Bolsonaro, que desconstruiu normas que defendem a vida nas atividades trabalhistas. Assista ao vídeo.

Diretoria Executiva faz reunião sobre X Conatee

A Diretoria Executiva da Contee se reuniu remotamente, dia 29, para acertar detalhes acerca do X Congresso Nacional da entidade (Conatee), que acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de julho.

No Dia Mundial da Educação, essencial é defender a vida

Neste Dia Mundial da Educação, muitos tentam argumentar pela retomada das atividades escolares presenciais com base em protocolos e retornos adorados em outros países do mundo, sem se atentar para o fato de que esses países enfrentaram e seguem enfrentando a pandemia a partir de testagem em massa, lockdowns efetivos e aposta em imunização, ou seja, tudo o que não foi feito pelo governo brasileiro.

Bolsonaro edita MP do paraíso para empresas e inferno para os trabalhadores

O Diário Oficial da União publicou as medidas provisórias (MPs) 1.045 e 1.046. A primeira apresenta alguns retrocessos em relação à Lei N. 14.020, de julho de 2020. A segunda, por sua vez, encerra o paraíso para as empresas e o inferno para os trabalhadores. Por José Geraldo Santana Oliveira, consultor jurídico.