Nota de repúdio à autorização de volta às aulas presenciais em SC

A Contee reitera seu posicionamento, alinhado com os dados científicos e as recomendações dos profissionais de saúde, de que ainda não é possível um retorno seguro às aulas presenciais. Em defesa da própria educação e da vida.

Contee: 30 anos de história e de luta

Assista ao vídeo comemorativo em celebração aos 30 anos da Contee e a toda essa história de luta pela educação, pelos trabalhadores e trabalhadoras, pelos avanços sociais, pelos direitos básicos assegurados na Constituição, pela democracia, pela vida.

Depoimento de Augusto Petta, segundo presidente da história da Confederação

Depoimento de João Batista da Silveira, representando a Fesaaemg

Latino-americanos e europeus debatem a defesa da educação em tempos de pandemia

Denunciando os ataques do Governo Bolsonaro à educação, cultura, ciência e tecnologia, à saúde e aos programas sociais, o coordenador-geral da Contee, Gilson Reis, participou nesta terça-feira, 1º, da Conferência Internacional: Para a Defesa da Educação, Ciência e Cultura, a Serviço de Nossos Povos e Nações, promovida, via internet, pela Confederação de Educadores Americanos (CEA).

Comissão apresentará à Executiva documento sobre negociações salariais

Voltou a reunir-se, dia 3, a comissão responsável por discutir e elaborar um documento de orientação às entidades filiadas a respeito da campanha salarial que se aproxima. O objetivo é tanto abordar os temas que devem ser incluídos nas discussões — sobretudo aqueles precipitados pela pandemia da Covid-19, entre os quais o teletrabalho e o direito de imagem de propriedade intelectual —, quanto assegurar a manutenção das próprias convenções coletivas.

Períodos de suspensão de contrato devem ser computados para o cálculo de 13º e férias

Apresenta-se como pertinente, plausível, justa e com largo espectro jurídico a tese de que os períodos de suspensão de contrato devam ser computados para efeito de cálculo de 13º salário e de férias. Por José Geraldo de Santana Oliveira, consultor jurídico.

Universidades privadas têm prioridade no MEC

Mais da metade da agenda do ministro da Educação, Milton Ribeiro, foi reservada para encontros com representantes de universidades privadas, desde sua posse, em 16 de junho. O próprio ministro é oriundo do setor privado de ensino, formado em Direito e Teologia, mestre em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (onde foi vice-reitor).

4 de dezembro, dia do/a orientador/a educacional

No atual momento de pandemia, com a realização de aulas remotas para dar seguimento ao ano letivo, tem sido fundamental que as escolas ofereçam orientação educacional aos estudantes.