Nota de repúdio ao ataque de Bolsonaro aos professores e à vida

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – Contee repudia os ataques do presidente Jair Bolsonaro aos professores, aos sindicatos e à própria vida de estudantes, trabalhadores do ensino e familiares realizado nesta quinta-feira, 17.

Conjuntura política é tema da aula inaugural do curso “Educação do Brasil na atualidade”

A importância da formação sindical para enfrentar a atual conjuntura política foi o grande destaque da noite desta sexta-feira (18) na aula inaugural do curso remoto de formação “Educação do Brasil na atualidade”, realizado pela Contee, em parceria com o Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES) e com a Secretaria Nacional de Formação da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Congresso da Contee adiado para até julho de 2021

A Contee aprovou o adiamento do Congresso da entidade, previsto para 2020, para até julho de 2021, e prorrogou o mandato da atual diretoria até a sua realização. A assembleia, realizada na manhã de sábado, 12, foi convocada por solicitação das entidades filiadas.

Contee participa de Dia Nacional do Basta em defesa dos/as trabalhadores/as da Rede Metodista

Terça-feira, 22, a Contee participa do Dia Nacional do Basta, em defesa da vida, da dignidade e dos direitos dos professores e técnicos administrativos das instituições de ensino metodistas de todo o país. O evento acontecerá virtualmente, a partir das 19h, e será transmitido pelas redes sociais das entidades. Confira o manifesto.

Bolsonaro ataca professores e sindicatos que defendem a vida

O presidente Jair Bolsonaro usou sua participação semanal nas redes sociais para atacar os professores e sindicatos que exigem procedimentos científicos para a volta às aulas com segurança sanitária durante a pandemia do covid-19. “Mais uma vez o presidente da República destila seu ódio e sua desconsideração com a educação e os(as) professores(as) - que demonstraram seu comprometimento e responsabilidade, revelando repetidamente seu heroísmo, trabalhando bem mais do que no presencial e tendo que enfrentar, juntamente com os pais, o descaso do governo com as desigualdades”, reagiu a coordenadora-geral da Contee, Madalena Guasco Peixoto.

Ainda não é hora de retorno às aulas presenciais nas escolas!

As entidades de pesquisa da ciência, como OMS — Organização Mundial da Saúde e Fiocruz — Fundação Oswaldo Cruz sinalizam que este não é o momento da volta às aulas e que, se isso acontecer, o já absurdo números de mortes em razão do Covid-19 tem tudo para ser ampliado. Diante desse fato, clamamos pelo consenso razoável de que ainda não estamos em momento de retorno às aulas presenciais, com base, principalmente, nos argumentos expostos a seguir.

A entrevista da empresária

Ingenuidades, inverdades, falácias sobre propostas apressadas de volta às aulas — como as proferidas por uma empresária que procura se passar como especialista em Educação e ganha espaço em jornal — não resistem à análise dos fatos. Por Celso Napolitano, presidente da Federação dos Professores do Estado de São Paulo.

Diretora da Contee defende trabalhadores da educação privada em plenária do FNPE

O que ouvimos aqui, na grande maioria das vezes, diz respeito à importância de manter a defesa dos trabalhadores da rede pública, de não deixar que retornem às aulas e se exponham ao risco, mas raramente isso se estende aos trabalhadores do setor privado”, cobrou, dia 18, a coordenadora da Secretaria de Assuntos Educacionais da Contee, Adércia Bezerra Hostin dos Santos, durante a Plenário Nacional do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE).

Orientações aos trabalhadores em estabelecimentos privados de ensino em tempo de pandemia

Para incentivar o debate sobre questões que afetam profundamente os contratos de trabalho docentes e administrativos, trazem-se, aqui, comentários e orientações sobre cada uma delas. Por José Geraldo de Santana Oliveira

Ministro culpa antecessores por corte de verbas na Educação

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, participou de reunião na comissão mista do Congresso que acompanha as ações do governo relacionadas ao coronavírus. Alguns parlamentares cobraram seu posicionamento sobre o corte de R$ 1,5 bilhão para a pasta no Orçamento de 2021.