Contee abre inscrições para o curso remoto sobre Educação do Brasil na atualidade

Estão abertas até o dia 11 de setembro as inscrições para o curso remoto sobre educação do Brasil na atualidade que será realizado pela Contee dia 18 de setembro, às 18 horas. As inscrições devem ser realizadas no Portal da Contee por meio do link http://www.siscontee.org.br/inscricao.php

Leia também:

Curso remoto “Educação do Brasil na atualidade” Confira a programação.

Diretoria Executiva da Contee debate conjuntura e desafios

Duas grandes vitórias conquistadas nos últimos dias foram destacadas pela Diretoria Executiva da Contee em reunião remota realizada dia 26. A primeira foi a inconstitucionalidade da Lei da Mordaça de Alagoas, conforme decisão do STF na ADI movida pela Confederação. A outra foi a aprovação unânime pelo Senado do novo Fundeb.

Vitória da mobilização popular e da unidade: Fundeb é aprovado sem alterações

O Senado aprovou o novo Fundeb. “Nesses momentos de ataque a Educação púbica com gestão pública, retirada de volumosas verbas da educação do orçamento, de ataque ao funcionalismo público – inclusive trabalhadores da educação e saúde –, a aprovação do Fundeb permanente mostrou que a unidade política das entidades nacionais e a luta decidida dos parlamentares em defesa da educação consegue vitórias fundamentais e vai minando o projeto ultraliberal e antidemocrático em curso”, festejou a coordenadora-geral, em exercício, da Contee, Madalena Guasco Peixoto.

Leia também:

Mais de 50 entidades por um #FundebPraValer

Promulgado, o novo Fundeb agora é lei

Vitória da Contee, da sociedade e da educação: Lei da Mordaça é inconstitucional

A Lei da Mordaça é inconstitucional. Essa foi a decisão do STF, em julgamento virtual que se encerrou dia 21 sobre a ADI movida pela Contee contra a chamada “Lei Escola Livre” do estado de Alagoas, inspirada no movimento Escola Sem Partido — e que de “livre” e “sem partido” só têm mesmo o nome.

Leia também:

Decisão do STF contra Lei da Mordaça resgata princípios e fundamentos democráticos da educação

Neoliberalismo e universidade: a farsa ilustrada do mercado

O mal-estar a cultura emerge da ambiguidade entre a liberdade e o (des)amparo. Não por acaso, o mal-estar compõe os círculos de afetos da sociedade. Arriscamos dizer que, em nossos dias, mais pelos rumos da política do que pela crise epidemiológica. Por Adércia Bezerra Hostin dos Santos, coordenadora da Secretaria de Assuntos Educacionais, e José Isaías Venera, professor universitário e doutor em Ciências da Linguagem

TV Contee: A defesa da vida é tarefa coletiva

Lidar com a gravidade da pandemia da Covid-19 é tarefa coletiva. Por isso, depois de ouvir os trabalhadores em educação e os estudantes, a TV Contee buscou um diálogo com as famílias, para saber como elas têm se sentido diante da pressão econômica pelo retorno das atividades presenciais no ensino privado e como isso afeta a segurança de todos. Assista.