Pela aprovação urgente do Fundeb exclusivamente para a educação pública

O Fundeb deve ser permanente, a fim de que não se transforme novamente em joguete político e seja de fato uma política de Estado para a educação básica. Deve ser usado exclusivamente para investimentos no fortalecimento da educação básica pública, gratuita, democrática, inclusiva e de qualidade socialmente referenciada. Por Madalena Guasco Peixoto

Frente à pandemia, Executiva da Contee aprova pesquisa sobre atividade docente e curso de formação

A Diretoria Executiva da Contee aprovou a realização, em parceria com o Gestrado/UFMG, de uma pesquisa sobre o trabalho docente em tempo de pandemia. Também deliberou pela realização de um curso de formação sindical para técnicos administrativos e docentes.

Destaques sobre a Lei 14.020, originada da MP 936

A Lei contém algumas garantias que merecem destaque e atenção das entidades sindicais. Por José Geraldo de Santana Oliveira, consultor jurídico

Assista na TV Contee: Orientações jurídicas aos trabalhadores em educação

- Posso ser obrigado a administrar aulas por meio remoto, seja ao vivo ou por meio de gravação?
- Qual deve ser o horário de trabalho, enquanto perdurar o isolamento social?


Educar também é defender a vida

A greve histórica aprovada pelos professores e professoras do Rio de Janeiro é um símbolo da nossa luta nestes dias. Sim, a mobilização pela democracia e pela preservação de direitos trabalhistas e sociais persiste e é forte. Mas não se pode ignorar que está intrinsecamente ligada à defesa da própria vida.

LEIA TAMBÉM: Assembleia histórica aprova, por ampla maioria, greve pela vida!

Cego à própria incompetência, Bolsonaro ataca Paulo Freire

O presidente Jair Bolsonaro admitiu, dia 7, que a Educação brasileira não está dando certo. Confessou que as pessoas rejeitam o convite ao ver a situação do MEC. A Contee considera que, para que o país trilhe o caminho do desenvolvimento econômico, com inclusão social, e democrático é necessário o fim deste governo. Daí a adoção da palavra de ordem – Fora, Bolsonaro!

Antes de voltar às aulas, fazer a lição de casa
 
Estados Unidos e Brasil, campeões mundiais de disseminação e morte pelo COVID-19, comungam a experiência de serem comandados por presidentes que negam a dimensão dos riscos a que as vidas estão sendo expostas pela nova doença e recusam a validade das orientações científicas para enfrentá-la.