Nota de repúdio contra os entraves à interrupção de gravidez em caso de estupro

A Contee é uma das mais de 300 entidades defensoras dos direitos humanos que assinam a nota de repúdio contra a portaria do Ministério da Saúde que impõe entraves à realização de procedimento previsto em lei de interrupção de gravidez em caso de estupro.

Pandemia gerou insegurança e excesso de trabalho nas escolas privadas

Foram apresentados, na tarde de sexta-feira, 4, os primeiros resultados da pesquisa Docência nas Escolas Privadas de Educação Básica em Tempos de Pandemia, realizada pelo Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente da Universidade Federal de Minas Gerais – GESTRADO/UFMG, em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – Contee. Leia mais.

Caso de Itajaí mostra como pressão econômica põe em risco a vida de crianças e trabalhadores/as

O controle da pandemia nesse momento não deve colocar criança e trabalhadores em risco. A pressão de donos de escolas pela volta às aulas presenciais segue a cartilha da política ultraliberal e coloca os interesses econômicos acima de todos os direitos.

Diretora da Contee participa de debate sobre a CEA e o enfrentamento às políticas neoliberais

A coordenadora da Secretaria de Relações Internacionais da Contee, Maria Clotilde Lemos Petta, participou, dia 3, do debate sobre “A CEA e o enfrentamento às políticas neoliberais”, realização do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe). Assista ao debate.

Conselho de Educação de Campinas aprova relatório contra implantação de escolas cívico-militares

O Sinpro Campinas e Região teve papel fundamental no debate e no relatório que embasou a decisão. “O relatório pode subsidiar as lutas contra o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares em outras partes do país”, destacou a coordenadora da Secretaria de Relações Internacionais da Contee e diretora do Sinpro Campinas e Região, Maria Clotilde Lemos Petta.

Redução do salário mínimo e educação sem prioridade no Orçamento de Bolsonaro

O Governo Bolsonaro entregou nesta segunda-feira, 31, sua proposta de Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2021. Consideradas despesas sem os gastos com salário, o orçamento do Ministério da Defesa terá alta de R$ 928 milhões, e o da Educação, de R$ 276 milhões.

Deputados debatem regulamentação do Fundeb

Promulgada a EC nº 108 de 2020, que institui o Fundeb, o Congresso deve, agora, regulamentá-la, até 31 de dezembro, detalhando o seu funcionamento e consolidando as regras operacionais para vigorar em 2021.

Agosto termina, mas combate à violência contra a mulher não pode terminar

Combater tamanha violência — a física e a simbólica — não pode se restringir a um mês. É tarefa diária que passa também pela cobrança de políticas públicas e ações efetivas em defesa da igualdade de gênero e da equidade de oportunidades.

Espetáculo sobre Malala e direito à educação abre programação teatral online e gratuita em setembro

O espetáculo para a infância “A sua voz: uma peça sobre Malala” abre, na segunda-feira, feriado de 7 de setembro, a programação do projeto Porto Cênico: Outras Mulheres, que ocorre neste mês, com apresentações inéditas, gratuitas e on-line. A peça e o projeto estão sendo divulgados pelo Sinpro Itajaí e Região pela Contee porque, neste momento difícil de crise sanitária, econômica, política e social, a arte ainda tem forças para se reinventar, ultrapassar fronteiras e levar sensibilidade e reflexão para todas as partes e todos os públicos. Saiba mais.