Nota de repúdio contra os entraves à interrupção de gravidez em caso de estupro

A Contee é uma das mais de 300 entidades defensoras dos direitos humanos que assinam a nota de repúdio contra a portaria do Ministério da Saúde que impõe entraves à realização de procedimento previsto em lei de interrupção de gravidez em caso de estupro.

“O Procedimento de Justificação e Autorização da Interrupção da Gravidez nos casos previstos em lei, que já é previsto pelas normas atuais, passa a ser mais burocratizado e penoso. A previsão de oferta pelos médicos de visualização do feto ou embrião por meio de ultrassonografia como uma das etapas do novo procedimento é mais uma prova do intuito de constranger moralmente as mulheres que buscam um serviço legal”, denuncia a nota.

“Especialmente perverso é o fato do Ministério da Saúde criar barreiras para o acesso ao aborto legal em um momento de confinamento devido à pandemia de Covid-19 em que casos de violência sexual têm aumentado, inclusive contra meninas.”

Confira a nota completa e as entidades que a subscrevem:

[pdfviewer width=”600px” height=”849px” beta=”true/false”]http://contee.org.br/wp-content/uploads/2020/09/Nota-de-rep%C3%BAdio-Portaria-do-Minist%C3%A9rio-da-Sa%C3%BAde-Procedimento-interrup%C3%A7%C3%A3o-de-gravidez-em-caso-de-estupro-3.pdf[/pdfviewer]

Baixe o PDF

Táscia Souza

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo