Contee cobra providências contra declarações criminosas de Eduardo Bolsonaro

Durante ato armamentista realizado próximo ao Congresso Nacional no último domingo (9), o deputado Eduardo Bolsonaro (PL) — terceiro filho do ex-presidente que acaba de ficar inelegível por conspirar contra a democracia brasileira —, comparou professores/as a “um traficante de drogas que tenta sequestrar nossos filhos para o mundo do crime”.

Vindo de alguém cuja família acumula indícios de envolvimento com milicianos, a fala até seria irônica se não fosse criminosa. A política pró-armas encampada pela extrema-direita fascista da qual o clã Bolsonaro se retroalimenta está entre as grandes responsáveis pelo aumento das mortes por armas de fogo no País. Isso inclui os recentes e crescentes atentados a escolas, sobre os quais investigações apontam, como uma das causas, a cooptação ideológica de jovens pela extrema direita, sobretudo por meio das redes sociais e dos fóruns da deep web.

Quem “sequestra” para o “mundo do crime”, portanto, é o extremismo de direita que o deputado Bolsonaro defende e professa. Extremismo, aliás, que escolheu a escola e o magistério como inimigos porque eles são, simbolicamente, a antítese da ignorância atroz da qual se orgulham. E porque a propagação de gente como os Bolsonaros no poder depende da eliminação do pensamento crítico.

A Contee é uma entidade nacional que representa mais de 1 milhão de trabalhadores/as do setor privado de ensino, entre docentes e pessoal técnico administrativo. É também a autora da ação pela qual o STF (Supremo Tribunal Federal) julgou inconstitucional a Lei da Mordaça que tentava censurar e criminalizar professores/as. E é ainda integrante do atual GT (grupo de trabalho) de Proteção e Segurança no Ambiente Escolar, constituído no âmbito do MEC (Ministério da Educação).

É por tudo isso, e também por um dever cidadão, que a Contee vem a público repudiar as declarações do deputado Eduardo Bolsonaro e cobrar as providências legais e éticas cabíveis dentro do Parlamento e na Justiça.

Brasília, 10 de julho de 2023.

Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino — Contee

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo