Manter Selic acima de 13% é sabotagem

Presidente do BC, Roberto Campos Neto, segue atuando como inimigo do crescimento econômico do Brasil

A redução de apenas 0,5% na taxa básica de juros, a Selic, aprovada nesta quarta-feira (2) pelo Copom (Comitê de Política Monetária) é irrisória e só prova que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, é inimigo do desenvolvimento e do Brasil.

Ao longo dos últimos 7 meses, o governo Lula tomou medidas que contribuíram significativamente para a melhora do cenário econômico no País. Houve declínio da inflação, valorização do Real, ampliação da produção interna e redução do índice de desemprego para 8%, o menor percentual nos últimos oito anos. Além disso, aprovou o novo arcabouço fiscal e a primeira fase da reforma tributária na Câmara dos Deputados, uma grande conquista.

A definitiva retomada econômica, porém, depende de forte redução da Selic. Manter a taxa básica de juros em patamares estratosféricos, acima de 13%, é injustificável, uma vez que o suposto argumento do controle inflacionário — que já não se sustentava, porque a inflação brasileira nunca foi de demanda — nem sequer existe mais em tempos de deflação.

A redução pífia não é apenas injustificável, porém. É também sabotagem, já que Campos Neto nitidamente usa a política monetária para fazer oposição descarada do governo Lula e barrar o crescimento econômico, agradando apenas aos interesses de especuladores, banqueiros e rentistas.

A Contee expressa seu repúdio à manutenção da Selic em patamar tão elevado e conclama o Senado Federal a tomar as medidas cabíveis para retirar Roberto Campos Neto da presidência do BC.

Brasília, 2 de agosto de 2023.

Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino — Contee

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo