Carreatas por todo o país pedem ‘Fora Bolsonaro!’ e ‘Vacina Já!’

Foram quilômetros e quilômetros de veículos ontem (21), em diversas cidades do país. Nas longas carreatas, a classe trabalhadora de Norte a Sul clamou, na voz e na buzina, pela mesma coisa: “Fora Bolsonaro!” e “Vacina Já!”. Além do impeachment do presidente, os protestos exigiam a vacinação imediata da população contra a Covid-19 e o retorno do auxílio emergencial.

Os atos foram convocados pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo. A repulsa ao governo é cada vez mais justificada diante da falta de um projeto de desenvolvimento com geração de emprego e renda, bem como da leniência deliberada no combate à pandemia do novo coronavírus, sem compra de vacinas ou pagamento de auxílio emergencial para a população mais pobre conseguir sobreviver com o mínimo de dignidade durante a maior crise sanitária da história.

As manifestações deste domingo ocorreram em mais de 60 cidades pelo país. Em Brasília, manifestantes se concentravam em frente ao Palácio do Buriti, no Eixo Monumental, e de lá partiram até a Esplanada dos Ministérios. Alguns dos participantes ficaram às margens da via, segurando cartazes com dizeres como “impeachment já” e “vidas são prioridade”.

No Rio de Janeiro, os carros e bicicletas se concentraram em torno do Monumento Zumbi dos Palmares, antes de saírem pelas ruas da capital, pedindo o impeachment de Bolsonaro.

Em Recife, a mobilização começou cedo em torno da antiga fábrica da Macaxeira, na Avenida Norte, na capital de Pernambuco.

Em Goiás, duas carretas foram realizadas: uma na capital Goiânia — tão quilométrica que se dividiu em três — e outra na cidade de Jataí.

No Nordeste, os manifestantes da capital da Paraíba, João Pessoa, se concentraram pela manhã no bairro Jaguaribe e seguiram em direção ao bairro dos Funcionários.

Em Natal, capital do Rio Grande do Norte, a carreata se concentrou no Acesso à Mãe Luiza, na Via Costeira.

No Sul do país também houve protestos. Movimentos da cidade de Cascavel, no Paraná, aderiram à manifestação pelo “Fora Bolsonaro”.

Em Santa Catarina, ocorreram atos em Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Brusque, Criciúma, Itajaí, Joinville, Lages, Mafra, Palhoça e Rio do Sul.

Em São Paulo e Belo Horizonte, os atos ocorreram no sábado (20). Já ontem, as manifestações se concentraram nas cidades do interior paulista e mineiro, reunindo milhares de manifestantes para pressionar o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) a pautar um dos cerca de 70 pedidos de impeachment contra Bolsonaro já foram apresentados à Câmara, incluindo crimes contra a soberania nacional, contra a existência da União, pela incitação de conflitos entre os três poderes e contra a vida.

Com informações da CUT, do Portal Vermelho e do G1

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo