Contee pede cassação de Nikolas Ferreira por crime de transfobia
A Contee vem manifestar seu repúdio ao pronunciamento do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), que se manifestou jocosa, preconceituosa e, sobretudo, criminosa no plenário da Câmara nesse 8 de março.
O pronunciamento na Câmara dos Deputados no Dia Internacional de Luta das Mulheres, além de inacreditavelmente desrespeitoso, foi um ataque às mulheres trans e travestis, em um flagrante ato de LGBTfobia e violência política de gênero.
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino — Contee considera indispensável que a Comissão de Ética da Câmara dos Deputados analise o caso, haja vista que o pronunciamento pode configurar descumprimento de dever fundamental do parlamentar, nos termos do Código de Ética e Decoro Parlamentar.
A Contee também se junta às vozes que exigem a cassação do mandato do parlamentar por crime de transfobia, pois entendemos que o plenário não pode ser palanque para discursos de ódio e comportamentos que endossem preconceito e desrespeito.
Combateremos quaisquer discursos que façam apologia à violência e contra a dignidade de todas as mulheres, sejam elas trans ou cisgêneras.
Esperamos que as autoridades competentes tomem as medidas necessárias para coibir a prática de discursos de ódio e garantir que todas as pessoas possam viver sem medo de serem alvo de discriminação.
Brasília, 9 de março de 2023.
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino — Contee