Faculdade do RS revoga títulos “doutor honoris causa” dados a figurões da ditadura
Por Jessica Alexandrino
O Conselho Universitário da Universidade Federal de Pelotas decidiu, à exemplo do que já havia feito a Universidade Federal do Paraná , pela cassação dos títulos de “doutor honoris causa” concedidos a Emílio Garrastazu Médici e Jarbas Passarinho, ex-presidente e ex-ministro da Educação durante o regime militar, respectivamente.
A decisão da instituição marca um ponto significativo na história da instituição. A cassação dos títulos de “doutor honoris causa” concedidos a eles reflete um compromisso com a justiça histórica e a memória coletiva.
Ao g1, a reitora da UFPel, Isabela Andrade, posicionou-se favoravelmente à resolução, destacando a importância do ato em relação aos 60 anos do golpe militar, relembrados em março de 2024. “Havia a necessidade dessa reparação histórica por parte da nossa Universidade”, afirmou.
A proposta de revogação dos títulos foi apresentada pela Comissão para Implementação de Medidas de Memória, Verdade e Justiça na UFPel, instituída no ano de 2023 como parte de um esforço contínuo para lidar com o legado do regime militar no país.