Dia das Mães: Mãe dá à luz em abrigo no Rio Grande do Sul

Por Anderson Pereira*

No último domingo (5/5), Katiele Borges, moradora da cidade de Sapucaia do Sul, cidade da região metropolitana de Porto Alegre, deu à luz, num abrigo, ao filho Ariel. Ela e a família tiveram a casa inundada nas enchentes que atingem o Rio Grande do Sul. Mãe e filho passam bem, mas ainda precisam de ajuda para comprar leite e fraldas.

Felizmente, a solidariedade tem prevalecido diante daqueles que ignoram os efeitos das mudanças climáticas e insistem em sabotar o país, divulgando “notícias” falsas que estimulam o ódio e a desinformação.

O aquecimento global é uma realidade. Referência mundial para estudos ambientais e mudanças climáticas, o meteorologista brasileiro Carlos Nobre, em entrevista à Agência Brasil, afirma que o planeta já aumentou em mais de 50% a concentração de gás carbônico.

“Aumentamos em quase 150 vezes a quantidade de metano, que é um gás muito poderoso para aquecer o planeta. A Terra mais quente tem mais evaporação de água nos oceanos e você cria eventos meteorológicos extremos, como os três El Niños mais fortes do registro histórico (1992/93, 2015/16 e 2023/24). Todos os oceanos estão mais quentes. Então, essa é a causa de estarmos quebrando esses recordes em todo o planeta e no Brasil também”, explica o meteorologista.

Apesar da gravidade do problema, grupos de extrema-direita, que na pandemia de Covid-19 divulgaram notícias falsas sobre as vacinas, hoje se aproveitam da tragédia na região Sul para divulgar desinformação e confundir o restante do país.

Esses grupos mentem ao divulgar que haverá desabastecimento no país e que o Estado brasileiro está ausente no trabalho de auxílio ao povo gaúcho. Uma das notícias desmentidas foi divulgada pelo “influenciador” digital Pablo Marçal. Marçal publicou um vídeo dizendo que caminhões com doações para os gaúchos são barrados nas estradas por falta de nota fiscal. Por conta disso, ele, o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG) e o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) estão sendo investigados pela Polícia Federal por divulgarem notícias falsas.

“Há um grupo, um movimento coordenado, organizado, que quer difamar governos, forças armadas e instituições. Tem fins eleitoreiros, a gente sabe, né? É inacreditável. A gente vê uma união de forças, governo federal, estadual, prefeituras, ou seja, todos unidos para atender as vítimas nesse momento. E, por outro lado, grupos extremistas que querem gerar discórdia, que pensam na questão eleitoreira para estimular o pânico”, constata a professora e jornalista da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, Luciana Carvalho.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informa que estabeleceu, por meio de portaria, a isenção de pedágio nas rodovias federais para veículos que estejam transportando doações para o estado do Rio Grande do Sul. O órgão também dispensou a fiscalização nos postos de pesagem, facilitando, assim, o fluxo desses veículos.

O estado já recebeu milhares de doações e mais donativos continuam chegando. Katiele Borges, o seu filho Ariel e todos os gaúchos agradecem. Para ela e todas as mães, um Feliz Dia das Mães. Sem notícias falsas e negacionismo daqueles que tentam destruir a solidariedade dos brasileiros.

*Por Anderson Pereira é jornalista

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo