Aquecimento global: “Vamos causar um suicídio planetário”
O climatologista Carlos Nobre, ganhador do Prêmio Nobel da Paz, alerta para a gravidade do aquecimento global no Juca Kfouri Entrevista
Em entrevista exclusiva ao jornalista Juca Kfouri, o climatologista Carlos Nobre, ganhador do Prêmio Nobel da Paz, alerta para a gravidade do aquecimento global. Ele chama a atenção para a necessidade urgente de mudanças comportamentais e políticas para evitar um futuro inabitável no planeta. “Nós vamos causar um suicídio planetário”, sentenciou durante o programa Juca Kfouri Entrevista, da TVT.
Figura central na discussão sobre as mudanças climáticas globais, o cientista argumentou que os níveis crescentes de emissões de gases do efeito estufa estão impulsionando um aquecimento acelerado do planeta. E as consequências podem ser definitivas para a história humana. O pesquisador enfatizou que, se não houver uma mudança radical em nossas práticas, poderemos atingir um ponto de não retorno. Para Nobre, o planeta “está em uma situação crítica”.
O fato é que o aquecimento global já faz estragos. A crise climática acumula tons de tragédia particularmente no Brasil. Enchentes, secas e queimadas como nunca antes visto. Os incêndios generalizados em todo o país, particularmente na Amazônia e no Pantanal, ameaçam com a desertificação de regiões inteiras, como a da atual Caatinga e até mesmo do Sudeste. “Nós temos que mudar a cultura aqui no Brasil”, afirma Nobre.