Contee confirma presença no Seminário Internacional de Educação em Fortaleza
Em Fortaleza, nos dias 29 e 30, acontecerá o Seminário Internacional da Educação com o tema “Do local ao global: fortalecendo a educação pública e a organização sindical”. O seminário vai reunir educadores, pesquisadores e representantes sindicais para um debate aprofundado sobre os desafios e as inovações necessárias no campo educacional.
O evento será promovido pela Confederação Sindical de Educação dos Países de Língua Portuguesa (CPLP-SE), a Internacional da Educação (IE) e pela Internacional da Educação para a América Latina (IEAL). A organização ficou a cargo das respectivas entidades do Brasil: Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (CONTEE) e Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico – (PROIFES).
O encontro antecede a Reunião Mundial sobre a Educação 2024 (Global Education Meeting – GEM) que ocorrerá nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, também em Fortaleza. Os resultados serão apresentados na Cúpula Social, agendada para os dias 14, 15 e 16 de novembro, por ocasião da reunião do G20, no Rio de Janeiro. Essa sequência de eventos destaca a relevância da discussão sobre educação em uma plataforma global.
Representando a CONTEE estarão presentes no seminário a Coordenadora da Secretaria-Geral, Madalena Guasco Peixoto, e a Coordenadora da Secretaria de Relações Internacionais, Cristina Castro, que também faz parte da diretoria executiva da CPLP-SE.
Além delas, a comitiva da CONTEE contará com a participação de Leonil Dias da Silva (Sindeducação), Rogério José Erler (Sindeducação), Lindolpho Gadelha Sobrinho (Sindeducação), Claudio Hilário (Sindeducação), Maurício Rogério Serrão (Sinterp MA), João Marques de Fonseca Filho (Sinpro Sul Fluminense), Sérgio Reis Valente (Sinpro Sul Fluminense), Marivaldo Marques Soares (Sinpro Baixada) e Laercio Moreira Sousa (Sinpro ES).
Cristina Castro enfatizou a importância do seminário como um espaço colaborativo: “Esse evento será um momento muito rico de troca de experiências e de traçar ações conjuntas em defesa da escola pública, laica, gratuita e referenciada socialmente. A luta em defesa da escola pública é uma luta internacional. Por meio da IE, da CPLP-SE, nós vamos fortalecendo a causa, ganhando fôlego para enfrentar os desafios e colher conquistas”.
A regulamentação do setor privado na educação também será um tema relevante nas discussões. Castro destacou que essa pauta é crucial para assegurar que os recursos públicos sejam destinados adequadamente às instituições públicas, garantindo qualidade e valorização profissional. “Devemos lutar para que a educação pública receba o devido investimento, resultando em um currículo que promova uma formação plural e democrática”, afirmou.
Madalena Guasco Peixoto, por sua vez, ressaltou a complexidade do campo educacional: “A educação envolve não apenas questões pedagógicas, mas também sociais, culturais e econômicas. Um seminário dessa magnitude é um verdadeiro celeiro de ideias, onde os conhecimentos compartilhados inspiram inovações. Nesse ambiente de intenso diálogo é possível cultivar soluções criativas e práticas, essenciais para enfrentar os desafios da educação”.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO SEMINÁRIO
DIA 29 DE OUTUBRO
14h – Abertura Política Cultural
15h – Painel Outra Sociedade: “A educação seu contexto social e transformador”
Exposição da representação da UNILAB até 20 minutos.
Exposições de duas pessoas por continente em até 10 minutos cada uma (2 da África; 2 da América; 2 da Europa)
* Espaço para perguntas e comentários.
19h30 – Confraternização em comemoração aos 25 anos da existência da CPLP-SE
DIA 30 DE OUTUBRO
9h – Painel Sentimentos e Ações:
“A valorização das/os trabalhadoras/es e o financiamento da educação pública”
(Até 5 minutos de fala para uma/a representante de cada entidade filiada a Internacional da Educação/Confederação Sindical Educação dos Países de Língua Portuguesa).
12h – Almoço
14h – Painel olhares no futuro: Sobre as “Recomendações da Nações Unidas: um chamado urgente para que os/as Profissionais da Educação sejam bem renumerados/as, valorizados/as e respeitados/as*
(Uma pessoa indicada Pela Internacional da Educação, com exposição em até 30 minutos):
Sobre o relatório e recomendações da OCDE
(Uma pessoa indicada pelo Ministério da Educação do Brasil, com exposição em até 30 minutos).
Debate: Como conquistar em nossos países a aplicação das medidas recomendadas para valorizar a nossa categoria profissional?
17h – Apresentação, debate e aprovação da Carta de Fortaleza
18h – Música de Encerramento
Por Romênia Mariani