Contee convoca greve nacional para 20 de outubro
Os professores do ensino privado de todo o Brasil farão greve nacional no dia 20 de outubro em denúncia contra o excesso de trabalho extraclasse imposto pelas instituições de ensino fora da carga horária contratada – uma das principais causas da exaustão e do adoecimento dos docentes.
A paralisação faz parte da Campanha Nacional de Valorização Profissional dos(as) Trabalhadores(as) em Educação promovida pela Contee em parceria com suas entidades filiadas.
Além de corrigir provas, planejar aulas, elaborar projetos, a cada dia surgem novas funções e exigências de atividades para os professores executarem fora do horário contratado. Uma situação que prejudica a saúde dos professores e compromete a qualidade do ensino. Os docentes que atuam no setor privado sofrem com o excesso de trabalho não regulamentado e muitas vezes não remunerado.
Os professores do setor privado darão uma demonstração de força e indignação não trabalhando no dia 20.
Dia 20 de outubro é greve nacional!
Da redação
Vocês irão fazer uma greve em um domingo? Será que vão chamar atenção?
Sim, Marli! A greve não é no domingo à toa. Com a mercantilização da educação e o incremento de novas tecnologias, as instituições de ensino têm imposto cada vez mais tarefas aos professores e domingo virou dia de trabalho. Agora, além de corrigir avaliações e preparar aulas, os professores postam conteúdos nos sites das instituições, respondem e-mails em qualquer horário, lançam notas no sistema e realizam atividades burocráticas on-line. Tudo fora da carga horária contratada. Essa realidade tem prejudicado muito a saúde dos professores e comprometido a qualidade de ensino. A greve é no domingo justamente para denunciar esse excesso de trabalho extraclasse que fere o direito ao descanso!