Fepesp: Fator previdenciário – governo promete reunião com centrais
Entidades querem mudanças no redutor das aposentadorias.
A Secretaria Geral da Presidência, por meio da Assessoria de Comunicação, informou em 08/10 que uma reunião será realizada até o início de novembro para tratar do fator previdenciário com as centrais sindicais. Esse encontro terá a participação do secretário, Gilberto Carvalho, e também de representantes dos Ministérios da Previdência e Trabalho.
A centrais esperam para esse encontro um posicionamento formal do governo sobre possíveis mudanças no fator, responsável por reduzir o valor do benefício de quem se aposenta por tempo de serviço.
Em agosto, durante reunião com as entidades, Carvalho prometeu dar um retorno sobre o tema em 60 dias. O prazo se encerrará na semana de 21 a 25/10. A promessa foi repetida pela presidenta Dilma Rousseff em conversa com os senadores petistas, segundo o Diap.
A reunião com o ministro ‘abriu’ o debate sobre o assunto e também definiu que ele seria discutido separadamente da pauta geral das centrais.
O fator foi criado em 1999 e, nos últimos anos, a discussão tem se concentrado em conseguir um modelo alternativo ao redutor para que os trabalhadores possam obter a aposentadoria integral.
Adiamento?
Em 27/09, o Jornal O Estado de São Paulo trouxe um texto informando que possíveis mudanças no fator seriam empurradas pelo governo para 2015. A razão para adiar o tema estaria baseada em motivos políticos (leia aqui). Além de atrasar qualquer mudança, a situação jogaria a decisão para o próximo presidente, que ninguém sabe quem será.
Em 4/10, o senador Paulo Paim (PT-RS) citou a notícia no plenário, mas disse não acreditar que o tema será novamente empurrado pelo governo. Paim, porém, cobrou a atuação do Legislativo. “A Câmara precisa votar até dezembro uma alternativa ao fim do fator. Em ano eleitoral, como 2014, será mais difícil essa votação.” É do senador o PL 3299/2008, que extingue o fator, e está parado na Câmara há quase um ano.