Parabéns aos professores
Vítor Andrade*
Parabenizar o professor pelo seu dia é mandar um recado ao futuro dizendo: “Fique tranquilo, estamos cuidado de você antes de sua chegada”. Quem escolheu ser professor escolheu para o seu futuro poder cuidar do futuro dos outros, por um mundo melhor para todos. É uma profissão que pode proporcionar muitas alegrias a todas as pessoas envolvidas no processo educacional.
O professor de verdade é o que abre mão de seu tempo para planejar, pesquisar, estudar, o passado, o presente para que suas sementes caiam em terra fértil e seus resultados sejam frutíferos e numerosos no futuro. É entender que não pode externar seus problemas pessoais e descontar em seus alunos, é sofrer calado e ter suas angústias no silêncio, mas também poder extravasar suas felicidades, suas alegrias para todos. Professor também é ser feliz, ter momentos de grande prazer em sua profissão e muitos reconhecimentos, como esta mensagem.
O professor sempre levará trabalho para seu lar; muito mais que provas e trabalhos para corrigir, levará suas experiências, seus relacionamentos, os quais muitas vezes são o que alimentam as rodas de conversas com os amigos, com a família. O professor de verdade tem lar, e a escola acaba sendo a sua casa, um lugar onde ele passa a maior parte de seu tempo vivenciando momentos que jamais se apagarão, seja na sua vida, seja na vida de seus alunos.
O professor educa por que a situação pede, mas sua função principal é ensinar a aprender, e transmitir conhecimento, como a própria legislação prevê; educação é função da escola e da família, e aqui é obrigatório ter sintonia. Professores não podem assumir papel de pais, até mesmo porque muitos têm seus filhos, mas todos os dias se deparam com dezenas de tesouros depositados em suas mãos, e estes por sua vez merecem um tratamento diferenciado, e o professor tem a função de cuidar de cada um.
O professor de verdade é o que reclama de seu salário e de suas condições de trabalho, e sabem por quê? Porque ele É professor, ele não ESTÁ professor. Ele quer o melhor para si, porque também quer o melhor para os outros. Quem não tem compromisso não reclama por que sua situação é passageira. Professor de verdade é verbo, passado, presente e futuro. Ninguém escolhe uma profissão para ser infeliz nela, e sim para ser feliz, para partilhar experiências, para se orgulhar daquilo que escolheu para ser. O que os professores querem, assim como qualquer outra profissão, é o reconhecimento, que não está apenas no salário, mas sim no respeito pelo que fazem, seja pelos alunos, pais ou pela sociedade, a compreensão de que ele está ali para colaborar para todos.
Lecionar vai muito além da sala de aula, é parar para ouvir, é respeitar as opiniões e diferenças, ser mediador de conflitos, e ir para sala de aula desprovido de preconceitos para adentrar em vários universos individuais, sem ceticismos, para que as ideias possam ser discutidas com mais fluidez. O aluno pode passar na vida do professor, mas o professor jamais passará na vida do aluno, e esperamos, claro, que seja sempre da melhor maneira possível.
A escola deve ser um lugar de proporcionar alegrias, de trocas de experiências, um lugar de pesquisar-se, estudar-se, aprender-se e apaixonar-se; e na escola tem que haver o envolvimento de todos os profissionais que ali trabalham, o respeito, a disciplina, e o carinho das pessoas que ali estão para que possam proporcionar um ambiente melhor para todos os envolvidos no processo educacional, auxiliares, técnicos, alunos. Ali ninguém é melhor ou maior que ninguém, mas sem o professores uma das lacunas ficariam sem preenchimento, algo não se completaria; não existe escola, futuro e desenvolvimento sem professores.
Parabéns professores! E muito obrigado por escolherem ser professores, por serem tão importantes para a construção desse país. Aos mestres que já contribuíram com seus conhecimentos em tempos passados, aos que ainda estão contribuindo, e aos vindouros, precisamos muito de vocês, onde quer que seja, das primeiras letras à exploração do universo. Com vocês a sociedade pode ser mais justa e perfeita.
Prof. Vítor Andrade
Diretor do Sinproep-DF